Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Nota de pesar: falecimento do professor Levy Gomes Ferreira


Data de publicação: 18 de fevereiro de 2016

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ) lamentam a morte do professor Levy Gomes Ferreira. Ele faleceu na manhã desta terça-feira, 16 de fevereiro. É uma perda irreparável para a profissão.

O sepultamento acontecerá no Cemitério Memorial do Carmo, rua Monsenhor Manoel Gomes 287 no Caju, nesta quarta-feira (17/2), Rio de Janeiro.

Formado como Farmacêutico-Bioquímico em 1950, pela Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, o doutor Levy ganhou, na formatura, a medalha de ouro e o Prêmio Raul Leite, por ter sido o melhor aluno do curso. Em 1951, cursou o doutorado na mesma universidade. No ano seguinte, começou a trabalhar em sua disciplina com uma bolsa de estudos oferecida pelo Conselho Nacional de Pesquisa.

Posteriormente, foi nominado professor auxiliar. Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro por 43 anos. Também, montou e chefiou a farmácia do Hospital Universitário. Criou, na Faculdade de Farmácia, a Farmácia Universitária. Trabalhou por 19 anos como farmacêutico do Hospital dos Servidores do Estado. Atuou ainda no Hospital da Santa Casa de Misericórdia como consultor farmacêutico.

O professor Levy foi coordenador da primeira Comissão de Padronização de Medicamentos do Ministério da Educação (MEC), na década de 80. Após aposentadoria, foi professor por cinco anos na Faculdade de Farmácia da Universidade Gama Filho.

Em 2012, Dr. Levy Gomes foi agraciado com a Comenda do Mérito Farmacêutico, oferecida pelo CFF. Atualmente, era Presidente de honra da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e foi homenageado, em 2015, durante o 8º Congresso RIOPHARMA, no Prêmio Personalidade.

Fonte: CFF e CRF-RJ


topo