Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Especialistas falam sobre o medo de injeção e a vacina contra o HPV


Fonte: G1
Data de publicação: 27 de outubro de 2015

Ninguém gosta de tomar injeção, mas as vacinas são muito importantes para combater doenças como gripe, varíola, febre amarela.  Mas por que tanta gente tem medo de injeção? Como vencer o medo? O Bem Estar desta segunda-feira (26) falou sobre esse medo com dois especialistas: o consultor e infectologista Caio Rosenthal e a pediatra Isabella Ballalai.

A picada da agulha não dura mais do que dez segundos. Para quem tem medo, isso parece uma eternidade. É comum as crianças sentirem medo, mas 10% da população em todo o mundo tem algum tipo de fobia quando o assunto é injeção.

E por que existem agulhas de diferentes espessuras? A pediatra explica que a vacina precisa atingir o músculo. Quem escolhe o tipo de agulha é o profissional.

E na hora de aplicar, onde é melhor? Braço ou bumbum? Quando aplicada no bumbum, a vacina pode se perder no tecido adiposo e toda vacina precisa atingir o músculo para ser absorvida e gerar a resposta que o corpo precisa. O melhor lugar para aplicar a vacina é o braço.

HPV

O Sistema Único de Saúde disponibilizou uma vacina muito importante – contra o vírus HPV. Meninas de 9 a 13 anos precisam tomar a vacina. São três doses: a primeira, a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos depois. Ela protege contra quatro tipos mais comuns do vírus.

Cerca de 80% das pessoas sexualmente ativas já entraram ou vão entrar em contato com o vírus do HPV. Nem sempre ele causa doença, mas quando acontece, pode levar ao câncer de boca, vulva, vagina, colo de útero, pênis e ânus.




topo