Projeto Piloto Descarte de Medicamentos de Curitiba

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 9 de outubro de 2015

No último dia 08 de outubro foi realizada, na sede do CRF-PR, a solenidade de encerramento do Projeto Piloto para Descarte de Medicamentos Domiciliares do Município de Curitiba. Na ocasião, foram apresentados os resultados do projeto e entregues certificados às entidades participantes, com a sinalização da continuidade do projeto em âmbito estadual.

O Projeto Piloto para Descarte de Medicamentos Domiciliares do Município de Curitiba foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Medicamentos do Paraná – (GTM-PR) e estruturado a partir da Lei Municipal 13.978/12 de autoria do Vereador Felipe Braga Côrtes, servindo de modelo para implantação da logística reversa de medicamentos em todo país. O projeto teve como objetivo informar e sensibilizar a população sobre os riscos do descarte inadequado de medicamentos vencidos, em desuso ou sobras, sendo encaminhados para os pontos de recolhimento presentes em 40 farmácias participantes e em três Unidades Básicas de Saúde.

A realização desse trabalho contou com a parceria de várias entidades, como: Prefeitura Municipal de Curitiba, Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Centro Universitário Campos de Andrade, Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística e, entidades privadas, Herbarium, Prati-Donaduzzi, CAVO, Serquip, BHS, 40 farmácias e três Unidades Básicas de Saúde.

Resultados obtidos no período de Abril/2014 a Setembro/2015:

• 40 farmácias participantes e 03 UBS;
• Total de 4.098,16 kg de resíduos de medicamentos coletados, tratados e destinados.

O CRF-PR parabeniza a todos os envolvidos neste trabalho, principalmente as farmácias voluntárias participantes, e se coloca à disposição para colaborar com a implantação da etapa estadual do projeto dando continuidade ao descarte correto de medicamentos domiciliares no Estado do Paraná.