II Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária

Data de publicação: 14 de setembro de 2015

Entre os dias 10 e 12 de setembro a cidade de Foz do Iguaçu foi palco para o II Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária. Com o tema "Farmácia e Farmacêuticos: novos rumos, novos desafios", a edição deste ano abordou os principais desafios dos Farmacêuticos, discutindo a Farmácia como unidade de assistência de saúde. Paralelamente ao Congresso foram realizados mais quatro eventos: III Feira Farma, III Encontro Nacional de Proprietários e Gestores de Empresas Farmacêuticas, II Seminário Paranaense de Farmacêuticos (realizado pelo CRF-PR) e II Simpósio Luso-Brasileiro de Farmácia.

Na conferência magna realizada durante a abertura do Congresso, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter da Silva Jorge João, afirmou que “No mundo atual, não cabem mais farmácias que subutilizam o potencial e o trabalho dos farmacêuticos.” A frase refletiu o tom de todos os discursos proferidos na solenidade de abertura do evento. Todas as autoridades, sem exceção, defenderam que o caminho percorrido pela profissão rumo ao cuidado ao paciente não tem volta. E, ainda, que a tendência para o futuro é uma farmácia comunitária cada vez mais alinhada ao conceito previsto na Lei nº 13.021/14, que define estes estabelecimentos como unidades de assistência à saúde.

A programação contou com palestrantes da Inglaterra, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina apresentando o modelo, a organização e a prática clínica nas farmácias comunitárias desses países. Além de palestras de renomados profissionais atuantes em várias partes do Paraná e do Brasil. Reunindo cerca de 700 profissionais, estudantes de Farmácia e empresários do varejo farmacêutico, o evento realizado no Hotel Golden Tulip de Foz promoveu 3 dias de intensa discussão, aprendizado e troca de experiências.

Trabalhos Científicos

A programação do II Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária contemplou a submissão de trabalhos relacionados ao eixo temático do Congresso: "A Prática dos Cuidados Farmacêuticos na Farmácia Comunitária".

Acadêmicos do CRF-PR Júnior do curso de Farmácia da Unipar - Umuarama tiveram o trabalho “Implantação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) em Municípios da Região Noroeste do Paraná” escolhido como o terceiro melhor poster apresentado. Mais saber mais, clique aqui.

Confira galeria com fotos do II Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária.

Veja também as fotos do II Seminário Paranaense de Farmacêuticos.