Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Soro do leite pode auxiliar tratamento de hipertensão


Fonte: O Globo
Data de publicação: 1 de setembro de 2015
Créditos: Viviane Nogueira

Compostos de proteína obtidos a partir do soro do leite têm efeitos benéficos sobre a pressão arterial e, dentro de cinco a dez anos, poderão ser usados como complemento ao tratamento de hipertensão. A Embrapa divulga nesta terça-feira, em seu boletim, resultados preliminares de um estudo feito em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que revela um efeito vasodilatador dos peptídeos encontrados no soro de leite, aquele resíduo de água do queijo minas, por exemplo, que também é a matéria prima dos whey protein. Por enquanto, os testes in vitro indicaram vasodilatação de 80% a 100% nas artérias aortas das cobaias, e o próximo passo será avaliar em modelo humano.

— Já há produtor no exterior, à base de soro do leite, que auxiliam no sono e na pressão arterial. A ideia é que, no futuro, compostos como este sejam usados de forma complementar no tratamento de hipertensos — explica a pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Caroline Mellinger, que lidera dois projetos de pesquisa que buscam desenvolver um ingrediente biologicamente ativo do soro de leite, financiados pela Embrapa e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Para alcançar o índice de relaxamento das artérias, os pesquisadores testaram mais de dez amostras até chegar a uma composição ideal.

— Na pesquisa validamos 25 peptídeos e identificamos outros cinco com características similares, ainda não mencionados na literatura. Tais descobertas proporcionam um aumento no interesse industrial, que poderá incorporar o soro ou frações dele a diversos produtos alimentícios ou nutracêuticos — conta Luísa Rosa, mestranda do Programa de Ciências de Alimentos da UFRJ, que realizou o trabalho sob a orientação de Mellinger e da pesquisadora Lourdes Cabral.
 
ALIMENTO FUNCIONAL
Para avaliar a aceitação do consumidor desse ingrediente em formulações alimentícias, as pesquisadoras realizaram uma análise sensorial do produto em pó adicionado a uma sobremesa láctea comercial sabor chocolate branco. O teste foi realizado no Laboratório de Análise Sensorial e Instrumental da Embrapa Agroindústria de Alimentos, sob a orientação da pesquisadora Rosires Deliza.
 
Cem provadores participaram do teste cego, com e sem o ingrediente funcional. Dentre os cem provadores registrados, oitenta e um atribuíram notas maiores que 7 à sobremesa adicionada de peptídeos e 78% relataram que certamente a comprariam. Em relação à sobremesa comum, apenas 71 pessoas atribuíram nota maior que 7 e 66% delas a compraria. A preferência do consumidor se mostrou maior pela sobremesa com ingrediente funcional.

Outra questão da pesquisa é o aproveitamento de um resíduo que atualmente é descartado no meio ambiente. Segundo a Embrapa, cada quilo de quejo gera, em média, oito litros de soro, o que significa uma produção anual de mais de quatro bilhões de litros deste subproduto no Brasil. Anualmente, estima-se que metade desse montante é descartado no meio ambiente, o que representa mais de dois bilhões de litros.

— Este dado é alarmante, não só pelas perdas comerciais e de geração de renda ao setor produtivo, mas também pela forma de descarte inadvertido, como efluentes não tratados, gerando alta taxa de contaminação orgânica na água e resultando em um grande problema ambiental — lamenta Caroline Mellinger.

folder
Registro

Registro

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração




Redes Sociais

topo