Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

II Encontro Estadual de Fiscalização VISA-SESA e CRF-PR


Fonte: SESA-PR / CRF-PR
Data de publicação: 12 de agosto de 2015

Curitiba recebeu nos dias 11 e 12 de agosto a segunda edição do Encontro Estadual de Fiscalização, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR). Mais de 90 profissionais de todo Estado reuniram-se para discutir o novo momento do setor farmacêutico no país, tendo em vista a lei federal 13.021/2014 que define farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde, deixando em segundo plano o viés comercial.

O evento serve para atualizar os agentes de fiscalização sobre as novas legislações vigentes para o setor, além de contribuir para melhorar a integração entre os serviços de fiscalização da Sesa e do CRF-PR. O objetivo é garantir à população uma assistência farmacêutica mais segura, com produtos de qualidade e orientação profissional adequada, tanto na rede pública quanto na rede privada.

De acordo com o chefe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, este alinhamento permite que os órgãos reguladores ampliem a vigilância em relação aos estabelecimentos. “Muito embora as duas entidades tenham atribuições diferentes, ambas prezam pelo bem-estar do consumidor/paciente. Por isso, temos mantido um diálogo aberto para compartilhar informações sobre irregularidades que por ventura são encontradas durante as fiscalizações”, informou.

FUNÇÕES – Nas inspeções de vigilância sanitária, os técnicos avaliam o funcionamento da farmácia sob o ponto de vista da segurança e qualidade dos produtos e serviços ofertados. Já o CRF-PR atua no campo da ética profissional, verificando se o farmacêutico está cumprindo com a sua função perante a sociedade.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Dr. Arnaldo Zubioli, a parceria com a Secretaria da Saúde vem de longa data e está rendendo bons frutos no sentido de garantir o acesso e o uso racional de medicamentos. 

“Quando falamos em uso racional, podemos destacar o papel do profissional farmacêutico em um processo de mudança cultural. A nova legislação diz que a farmácia deve ser um local para promover a assistência terapêutica integral do paciente, ou seja, vai muito além de apenas dispensar o medicamento. Temos que orientar, dialogar com o paciente e avaliar a efetividade do tratamento”, destacou.

ENCONTRO – Também participaram do evento, representantes de conselhos regionais de farmácia do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, profissionais das vigilâncias sanitárias municipais e regionais, do Ministério Público, do Procon-PR, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Conselho Estadual de Saúde e de demais entidades do setor farmacêutico.

A solenidade de abertura contou com a presença do procurador da República Deltan Dallagnol, responsável pela coordenação da Operação Lava-Jato. Dallagnol falou sobre dez medidas recomendadas para o combate à corrupção no ambiente público, sobretudo no campo das fiscalizações.

A programação envolveu ainda mesas redondas, debates e palestras sobre direitos do consumidor, noções básicas de direito, política de medicamentos controlados, logística reversa de medicamentos, aplicação de vacinas e oferta de outros serviços nos estabelecimentos farmacêuticos.

IMPRENSA - O evento teve cobertura da mídia local com veiculação em âmbito nacional pela CBN, RPC TV e ainda pela Band News. 


save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

folder
Registro

Registro

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos




Redes Sociais

topo