Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Vacina contra a dengue tem melhor aproveitamento em pessoas de 9 a 60 anos


Fonte:
Data de publicação: 28 de julho de 2015

A vacina da dengue da Sanofi Pasteur, que está pronta e à espera da liberação da Anvisa desde março deste ano é segura e tem melhor aproveitamento em pessoas de 9 a 60 anos, de acordo com uma meta-análise publicada nesta segunda-feira na revista “New England Journal of Medicine”, que compara estudos feitos na Ásia e América Latina. Depois de 20 anos de desenvolvimento, testes em 40 mil pessoas em 15 países — inclusive no Brasil, que contribuiu com 3.550 adolescentes em Natal, Vitória, Campo Grande, Goiânia e Fortaleza — a vacina conta com eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença, apresenta taxa de redução de hospitalização de 80,3% e diminuição de 95,5% de casos graves, padrões dentro das metas da Organização Mundial da Saúde, de reduzir a mortalidade em 50% e a morbidade em 25% até 2020. Uma vez aprovada, a imunização será feita em três doses subcutâneas com intervalos de seis meses.

— A resposta nas crianças abaixo dos 9 anos de idade foi menor: a vacina em crianças menores de 9 anos na Ásia teve eficácia de 33% e ao longo do tempo o número de casos foi maior — conta a a diretora médica da Sanofi Pasteur, Sheila Homsani. — Pode ser pelo fato de o sistema imunológico ainda não estar maduro, talvez seja necessária uma outra dose, não sabemos. Mas essas crianças continuarão tendo acompanhamento até 2018 e por enquanto a sugestão é para pessoas a partir dos 9 anos — explica.

Nos estudos na Ásia (com crianças e adolescentes entre 2 e 14 anos) e na América Latina (com crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos), com um total de 31 mil pessoas, a comparação da imunização entre crianças menores e maiores de 9 anos mostrou vantagem para as maiores de 9 anos: eficácia de 65%, redução de 80% nas internações e de 93% no número de casos graves. A resposta à vacina também foi maior em quem já tinha tido contato com a doença: 82% de eficácia naqueles que já tinham tido dengue, contra 52% para quem nunca tinha contraído o vírus.

A médica Maria Rosario Capeding, do Instituto de Pesquisa de Medicina Tropical nas Filipinas e um das autoras do artigo na “New England Journal of Medicine” fala sobre os benefícios da vacina:

- Esta enorme população em situação de risco inclui os membros mais dinâmicos da comunidade que têm o potencial de disseminar a doença amplamente e contribuir para que a dengue tenha um impacto social mais forte em termos de absenteísmo escolar e perda de produtividade. Não há dúvida que os indivíduos com idade a partir de 9 anos representam uma população-alvo importante para um programa de imunização contra a dengue, que visa reduzir significativamente a carga global da doença.
 
Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, "o processo de registro da vacina em questão continua em análise na Anvisa e dentro do prazo legal para este tipo de produto" e, por enquanto não é possível ter acesso a detalhes da análise, pois são informações reservadas do fabricante.

Fonte: O Globo

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder
Registro

Registro

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF




Redes Sociais

topo