Hospital Regional dos Campos Gerais inaugura Laboratório de Análises Clínicas

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 13 de julho de 2015

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, foi oficialmente inaugurado no último dia 10 de julho. O Laboratório está em atividade desde 1º de junho, e recebeu investimento da Secretaria da Saúde, para aquisição de equipamentos e qualificação profissional. Além de absorver a demanda de exames do hospital, que antes eram terceirizados, tornou-se importante campo de atuação para alunos do curso de Farmácia e desenvolvimento de pesquisas.

“Os aparelhos foram adquiridos em regime de comodato, com recursos da ordem de R$ 1,2 milhão anuais, liberados pela Secretaria da Saúde”, comentou o farmacêutico Dr Everson Krum, Diretor Geral do Hospital. Segundo ele, esse modelo possibilita a troca periódica por equipamentos mais modernos.

Os secretários estaduais da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr Michele Caputo Neto e João Carlos Gomes, realizaram, além da entrega do Laboratório de Análises Clínicas o equipamento de ressonância magnética. Durante a cerimônia de entrega, o secretário da Saúde, Dr Michele Caputo Neto, ressaltou os diversos investimentos nas mais diversas áreas que o estado tem realizado. Sobre os novos equipamentos do Hospital Regional Universitário, Dr Michele registrou que a meta é de, em no máximo oito meses, acabar com a fila de espera por exames de ressonância na 3ª Regional da Saúde, a exemplo do que já ocorreu em relação aos exames de tomografia computadorizada, zerando uma fila de mais de mil pacientes. “Assumimos em 2011 e encontramos esse hospital com diversos problemas, que foram sanados com investimentos em equipamentos, obras e oferta de serviços que o colocam hoje como referência em atendimento aos pacientes do SUS”, disse.

As Diretoras do CRF-PR – Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – Dra Marina Gimenes, Diretora Tesoureira e Dra Marisol Dominguez Muro, Diretora Secretária Geral, participaram desta importante entrega. Na ocasião elas parabenizaram a direção do hospital e secretaria de saúde do Estado pela excelente estrutura.

O diretor geral do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, Everson Augusto Krum, afirmou que, com o início da operação dos equipamentos de ressonância magnética e do Laboratório de Análises Clínicas, a instituição sobe de patamar, de qualidade e complexidade, consolidando-se como referência no atendimento aos pacientes SUS no Estado. “Inicialmente podem ser realizados cerca de 250 atendimentos por mês, com a meta de reduzir a fila de espera por esse procedimento na região”, disse. Segundo ele, o HU está planejando a oferta de exames em horários extras, à noite e aos sábados pela manhã e à tarde.

Equipamento - O equipamento de última geração custou R$ 2,7 milhões, sendo adquirido em processo de licitação da Secretaria de Estado da Saúde. Somam-se ainda R$ 300 mil para a adequação das instalações físicas do Hospital Universitário e R$ 160 mil na compra de materiais e insumos especiais, que precisam ser usados durante o procedimento, devido ao campo magnético do aparelho.