Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

O poder das bactérias


Fonte: IstoÉ
Data de publicação: 29 de junho de 2015

As bactérias ajudam a emagrecer, a tratar a diabetes, estão associadas ao desencadeamento da depressão e da doença de Parkinson. Estas são algumas das descobertas da ciência a respeito da importância destes microorganismos para a saúde. Boa parte do que há de mais novo sobre o tema está reunida no livro "O discreto charme do intestino, tudo sobre um órgão maravilhoso", da médica alemã Giulia Enders. A obra acaba de ser lançada no Brasil. Na Alemanha, tornou-se um best seller, com 1,5 milhão de exemplares vendidos de 2014 até agora.

Giulia se interessou pelo assunto depois de pesquisar sobre o órgão e se surpreender com seu envolvimento - e das bactérias nele contidas - em processos fundamentais do organismo. "Fiquei surpresa em saber que ele é responsável por tantas coisas. Está envolvido no humor, no funcionamento do sistema imunológico e nos hormônios, por exemplo", disse a médica, que faz doutorado no Instituto de Microbiologia e Higiene Hospitalar de Frankfurt.

As evidências da importância do intestino e de suas bactérias ganharam fôlego a partir de 2007, quando o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos iniciou o projeto Microbioma Humano, que mapeará todas as bactérias do corpo. De lá para cá, as informações não param de crescer. Só na semana passada, foram divulgadas pesquisas sobre a influência da flora intestinal no surgimento da Doença de Parkinson, para a proteção cardiovascular e no desenvolvimento cerebral das crianças.

O trabalho sobre o Parkinson é da Universidade de Helsinki, na Finlândia, e investiga de que maneira as bactérias intestinais podem interferir. "Considerando o conhecimento sobre as anormalidades gastrointestinais observadas nos pacientes e a vasta interação da flora intestinal com o corpo, é manda-tório explorar de que forma as bactérias estão envolvidas nesta doença", disse Filip Scheperjans, autor da pesquisa.

O tema das bactérias é a diminuição de risco cardiovascular foi explorado pela Universidade de Paris. A relação é conhecida mas os cientistas adicionaram a informação de que a bactéria Akkermatisia muciniphila está associada a baixos níveis de gordura e de açúcar no sangue, duas condições que reduzem a chance de ocorrência de in-farto e de acidente vascular cerebral.

Da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, veio a revelação de que a flora bacteriana presente na vagina de gestantes estressadas é capaz de provocar alterações na flora intestinal dos bebês. Eles têm contato com os microorganismos ao passarem pelo canal vaginal durante o nascimento e acabam adquirindo microorganismos que podem prejudicar seu desenvolvimento cerebral.

folder
Registro

Registro

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração




Redes Sociais

topo