Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Postura no atendimento: Você seria cliente da sua farmácia?


Fonte: Sincofarma
Data de publicação: 11 de junho de 2015

Uma pesquisa da National Retail Merchants Association, uma Associação dedicada a desenvolver o pequeno varejo local do estado da Virginia nos EUA, revela porque perdemos clientes:
  • 68% Postura no atendimento
  • 14% Reclamações não atendidas
  • 9% Preço
  • 9% Competição, mudança de endereço, morte.
Outro estudo mostra que, a cada cinco anos, perdemos 50% dos nossos clientes, assim, precisamos ter estratégias de retenção de clientes. Mas sabemos também que uma postura adequada no atendimento fideliza e traz novos clientes, afinal os clientes estão cada vez mais críticos, cientes dos seus direitos e seletivos.

Postura – Uma postura exemplar no atendimento é o tratamento dispensado ao cliente pelo funcionário. Seu comportamento, suas atitudes, seu modo de agir, sua expressão corporal, sua condição emocional, portanto está ligada à condição individual de cada colaborador.

O atendente representa a empresa e toda a equipe de trabalho na hora do atendimento, e, a postura e o seu comportamento irão idealizar a impressão sobre o atendimento e consequentemente sobre a sua empresa.

Uma das coisas que se verifica é que, na maioria das farmácias e drogarias, os empresários acham que o atendimento é a tarefa mais simples, a que menos merece preocupação, e o atendimento nestas empresas depende de cada funcionário, do bom senso dele, do humor, do dia da semana, da hora do dia, do resultado do jogo do time dele e do cliente que ele vai atender…entre outros fatores absurdos ao conhecimento real do valor do atendimento.
Não existe um padrão de postura, ela não dever ser mecânica e/ou automática. Postura adequada é aquela que traz resultados, que melhora o atendimento, a lucratividade e rentabilidade da farmácia.  Os clientes gostam de lidar com funcionários que têm o poder de fazer acontecer, o poder de decidir e resolver, por isso os atendentes precisam ter autonomia, para que possam agir com precisão na hora da “verdade” no momento do atendimento. Isso derruba a concorrência!

Como proprietário de farmácia, hoje vou “prescrever” situações de postura receptiva que, em minhas observações, trouxeram resultados positivos:

1 – Atender prontamente, ir de encontro ao cliente, assim ele vai sentir que você está com vontade, motivado à atender. Existe um estudo que mostra o que se chama de “raio de ação” o cliente a uma distância de 3 metros de qualquer colaborador espera ser abordado, assim se todos os funcionários estão ocupados e um cliente chega, devemos interagir com ele, com um cumprimento, um aceno de mão, uma saudação para que ele sinta que recebeu atenção e foi acolhido, mesmo que não seja você a atendê-lo.

2 – Cumprimento caloroso: com um sorriso verdadeiro que o cliente sente que é para ele, um bom dia, boa tarde… de modo caloroso, onde a pessoa vai se sentir importante, acolhida e respeitada.

3 – Olho no olho e aperto de mão firme, que transmita ao cliente respeito, segurança e credibilidade. Por outro lado, um aperto de mão frouxo passa a impressão de passividade, baixa energia, desinteresse, apatia, sem comprometimento. Um aperto forte demais passa agressividade, desrespeito, mal-estar. Já um olhar apático, imóvel, rígido, onde a cabeça se mexe somente na “horizontal” como que diz “não” a sensação é: “desinteresse em atender”. Portanto, o correto é o olhar atento nos olhos do cliente com eventual aceno de cabeça, isso passará a sensação de que você está interessado em atender e está entendendo a necessidade do cliente.

4 – Mantenha o bom humor, credibilidade, seriedade e ética não deixe rostos sérios, carrancudos, mas também, cuidado com as brincadeiras excessivas! respeite o limite e espaço do cliente.

5 – Agilidade, seja rápido sem perder qualidade e acompanhe o cliente em todo o percurso pela loja.

6 – Atenção: O cliente mais importante é aquele que está à sua frente e precisa da sua atenção, mas assim que finalizar o atendimento, se houver clientes esperando, atenda prontamente o próximo cliente, sem ser deselegante e mal-educado com o cliente que você acabou de atender.

Uma postura inadequada inclui, além de toda a postura física, comentários por vezes até sutis a respeito da empresa. Alguns dos que se ouve frequentemente são:

1 – “Lavar roupa suja” a frente do cliente, discussão entre colaboradores.
2 – Falar mal da concorrência
3 – Falar mal da própria farmácia onde trabalha
4 – Reclamar do salário
5 – Usar o cliente para desabafar problemas pessoais
6 – Fofocas
7 – Apelidar ou manter intimidade com cliente, sem abertura
8 – Conversas paralelas entre funcionários durante o atendimento.


Outras posturas inadequadas são:

1 – Mascar chiclete
2 – Bocejar
3 – Usar redes sociais, celulares, internet (para uso não profissional)
4 – Debruçado no balcão
5 – Escorado nas prateleiras, gondolas.
6 – Braços cruzados ao receber o cliente
7 – Gritar para pedir alguma coisa
8 – Brincadeiras entre atendentes e expressões com conotação pejorativa durante o atendimento
9 – Gírias e expressões inadequadas como: “meu bem, bem, querida, filha, amor, linda, neném, flor…”.
10 – Excesso de intimidade com clientes, invasão de privacidade.
11 – Fumar na área externa em frente à farmácia.

A excelência no atendimento só se consegue aplicando melhorias continuas e muita capacitação.

Uma recepção áspera, hostil, apática tem o efeito “bumerangue”: o cliente devolve isso para você rapidamente e ainda tem uma péssima impressão do atendimento e da empresa, espalha para todo mundo e hoje com as redes sociais a empresa pode ter sérios problemas no faturamento.

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos




Redes Sociais

topo