Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

OMS critica "resistência" da indústria de tabaco


Fonte: Valor Econômico
Data de publicação: 29 de maio de 2015
Créditos: Assis Moreira

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acusa a indústria do tabaco de causar problemas para a implementação de um tratado internacional de combate ao contrabando de cigarros e pede ação urgente dos governos para desmantelar esse comércio ilícito.

O mercado ilegal de tabaco domina 10% dos cigarros consumidos mundialmente, de acordo com dados dos sistemas de controle de alfândega internacionais. Estudo publicado pela OMS, com os dados mais recentes, de 2007, mostra o Brasil como o quinto país com maior contrabando de cigarros, só atrás de China, Rússia, Estados Unidos e União Europeia.

A estimativa é que o cigarro contrabandeado tinha 35% do mercado brasileiro naquele ano. Esse produto é 50% mais barato que as marcas vendidas legalmente. O preço menor encoraja o consumo, principalmente entre os jovens.

Em resposta à ameaça imposta pelo comércio ilegal de tabaco, a comunidade internacional negociou e adotou em novembro de 2012 o Protocolo para Eliminação do Comércio Ilegal de Produtos de Tabaco, a Convenção-Quadro para Controle do Tabaco. Mas, até agora, só oito países ratificaram o protocolo, longe dos 40 necessários para ele se tornar lei internacional.

O protocolo exige uma série de medidas relacionadas à cadeia de fornecimento do tabaco, como licença de importação, exportação e manufatura desse tipo de produto, além de estabelecer um sistema de rastreabilidade e punição penal de quem praticar o contrabando.
Para a secretária da Convenção-Quadro do Controle do Tabaco, Vera da Costa e Silva, o protocolo enfrenta "resistência aberta e oculta" da indústria do tabaco. Para ela, a indústria quer reescrever o protocolo nas discussões de implementação nacional. Técnicos da OMS acham que a indústria é pouco ativa no combate ao contrabando.

No Brasil, diz Vera, várias medidas já foram implementadas, mas o ataque ao contrabando só será mais efetivo com ação coordenada com os países vizinhos. Estudo da OMS menciona a produção no Paraguai, que abasteceria o mercado ilegal de cigarros no Mercosul.

Um dos objetivos da OMS no Dia Mundial sem Tabaco, que ocorre hoje, é demonstrar como a indústria do tabaco tem sido envolvida no comércio ilegal de produtos de tabaco. A entidade quer ainda ampliar a conscientização dos danos à saúde causados pelo comércio ilegal de produtos de tabaco, especialmente de jovens e grupos de baixa renda, em razão da oferta ampliada e do acesso a esses produtos, devido ao seu baixo custo.

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo