Participe do Encontro Estadual de Farmacêuticos em Curitiba!

Fonte: Escola Nacional dos Farmacêuticos e Fenafar
Data de publicação: 6 de maio de 2015

A Escola Nacional dos Farmacêuticos e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), com apoio dos Sindicatos de Farmacêuticos filiados, dos Conselhos de Farmácia, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde, estão organizando 16 Encontros Estaduais preparatórios para a 15ª Conferência Nacional de Saúde e para o 8º Congresso da Fenafar.

Com base no tema do 8º Congresso da Fenafar “Trabalho Farmacêutico: para cuidar bem das pessoas”, busca-se dialogar com o esforço de milhões de brasileiros que irão se mobilizar em torno da 15ª Conferencia Nacional de Saúde, cujo temário expressa o desejo da população brasileira: "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”. Não é possível construir uma sociedade mais justa e promover inclusão econômica, social e cidadã – o que implica dar sim melhores condições de vida para as pessoas, mas também, discutir com a sociedade os problemas da nação – sem ter o trabalho como motor central do desenvolvimento e os indivíduos como elementos dinâmicos que precisam ser, ao mesmo tempo, beneficiários e protagonistas das políticas públicas.

Em 2014 foi comemorado os 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e para conhecer e sistematizar os avanços e desafios da Política, a Escola Nacional dos Farmacêuticos, em conjunto com a Fenafar e o Conselho Nacional de Saúde, promoveu um processo de avaliação que contou com mais de 2000 participantes em 15 oficinas estaduais, realizadas em todas as cinco regiões do país.

Em cada um dos cinco temas da política selecionados (Acesso universal, Recursos Humanos, Gestão da Assistência Farmacêutica, Financiamento e Ciência e Tecnologia) foram identificados indicadores de Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades nos 10 anos da PNAF.

Agora chegou a vez, de subsidiados pelo rico debate da avaliação dos 10 anos da PNAF, debatermos mais amplamente as questões relacionadas ao Trabalho Farmacêutico, seja na área do medicamento, da saúde pública, das análises clínicas, da vigilância sanitária, da educação e dos setores econômicos em que o nosso trabalho está envolvido.

O objetivo desses encontros estaduais é a qualificação dos farmacêuticos e de lideranças do controle social para a participação nas etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde, com base nos resultados da avaliação dos 10 anos da PNAF, visando o fortalecimento da assistência farmacêutica e inserção do tema nas conferências municipais, estaduais e na nacional, bem como debater a pauta do 8º Congresso da Fenafar: Cenário político e econômico nacional e internacional e suas interfaces com o papel do Trabalho no processo de desenvolvimento do Brasil; Saúde: Direito ou mercadoria?; Farmácia: Estabelecimento de Saúde ou comércio?; e O Trabalho como Centro no processo de Formação Profissional.

Data: 12/06/2015
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório do CRF-PR - Rua Pres. Rodrigo Otávio, 1296 - Hugo Lange - Curitiba/PR.

Para fazer sua inscrição clique aqui.