Faculdades Ponta Grossa no Dia do Uso Racional de Medicamentos

Fonte: CRF
Data de publicação: 6 de maio de 2015
Créditos: CRF

Para lembrar o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, alunos do curso de Farmácia das Faculdades Ponta Grossa realizaram nesta terça-feira, 5, um trabalho de conscientização. O evento, que teve apoio do Conselho Regional de Farmácia, aconteceu no Largo da Igreja São José, onde os acadêmicos prestaram orientações à comunidade, com a distribuição de materiais educativos sobre os riscos da automedicação, e também fizeram a aferição de pressão arterial.

Apesar dos riscos que oferece à saúde, a automedicação ainda é uma prática comum entre os brasileiros. De acordo com o mais recente relatório do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Osvaldo Cruz, no ano de 2012 foram registrados 102.822 casos de intoxicações exógenas no país, sendo que desses, 27% foram causados por medicamentos.

Farmácia da Partilha - O Curso de Farmácia das Faculdades Ponta Grossa já mantém, durante todo o ano, anexo à Igreja São José, o projeto Farmácia da Partilha, onde os acadêmicos cumprem estágio e orientam a população sobre o uso correto de medicamentos. No local, também é feita a distribuição gratuita de medicamentos, especialmente os de uso contínuo, doados por empresas farmacêuticas.

Segundo a professora Daniele Fardin Assunção, coordenadora do Projeto, um dos problemas que se observa é que as pessoas utilizam remédios indicados por parentes ou amigos o que é perigoso à saúde. “Uma pessoa que não seja médico ou farmacêutico não pode saber se aquele determinado medicamento poderá ser prejudicial ao paciente”, alerta a professora.