CFF realiza ação sobre uso racional de medicamentos na Câmara dos Deputados

Fonte: CFF
Data de publicação: 5 de maio de 2015
Fotos: CFF
Créditos: comunicação CFF

Pelo segundo ano consecutivo, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) comemorará o dia 5 de maio, Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, com uma ação de farmacêuticos pela conscientização sobre o descarte e o uso responsável de medicamentos. A atividade será realizada no Espaço Mário Covas, da Câmara dos Deputados – Anexo II, do Congresso Nacional, em Brasília (DF), nos dias 05 e 06 de maio. Nos dois dias serão oferecidos, por farmacêuticos: aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar e consulta farmacêutica. O objetivo é orientar parlamentares, funcionários e visitantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal sobre o uso correto de medicamentos e seu descarte adequado.

Para chamar a atenção do público-alvo do evento, o CFF está distribuindo uma caixa de medicamento “Dornein” (fictício) que, em lugar do blister e da bula, traz o convite para a ação e um alerta sobre os riscos que envolvem o uso de medicamentos. “Essa mesma atividade foi realizada em 2014, e diante dos resultados, o CFF decidiu repeti-la. Foram 600 atendimentos e alguns pacientes, com resultados alterados, foram encaminhados aos serviços de saúde. O que mais chamou da equipe de farmacêuticos, no ano passado, além de constatar a automedicação, foi perceber, na população atendida, a falta de conhecimento geral sobre o descarte correto de medicamentos não utilizados ou com o prazo de validade vencido”, comentou Walter Jorge João, presidente do CFF.

Para essa ação, uma equipe de farmacêuticos participou hoje, dia 04 de maio, na sede do CFF, da última reunião preparatória. Integram a equipe: Aline Mourão (UFMG), Analuce de França Araújo (Unieuro), Mirella Vargas (HFAB), Emília Vitória (UNB), Micheline Meiners (UNB), Dayde Mendonça (UNB), Guilherme Oliveira, Genival Júnior (UFS), Gabriel Rodrigues (UFRGS), Rodrigo Silveira (UFRGS), Josélia Frade (CFF), Cláudia Serafin (CFF), Daniel Correia (CFF), Pamela Alejandra (CFF) que contarão com o apoio dos estagiários Raquel Bedot, Gabriela Marques e Carlos Henrique. “ Desde já preciso agradecer o empenho de todos. Sem o esforço de cada um desses profissionais e sem o apoio da instituição, não teríamos condições de realizar essa ação”, comentou Josélia Frade, coordenadora da atividade e assessora da Presidência do CFF.