Campanha Uso Racional de Medicamentos

Data de publicação: 11 de maio de 2015

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), através dos acadêmicos do  CRF-PR – Júnior, programa de engajamento entre acadêmicos de Farmácia e o CRF-PR, onde os estudantes podem colocar em prática o que aprendem na formação, realizaram de 05 a 09 de maio a Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos, que este ano teve o enfoque nos antibióticos.

O objetivo da ação foi alertar a população sobre os riscos do uso abusivo desse tipo de medicamento.

“O uso exagerado pode favorecer a resistência das bactérias a certos medicamentos, o que torna esses micro-organismos resistentes. Por esse grande risco à saúde, a Anvisa decretou uma resolução, há 4 anos, proibindo a venda de antibióticos sem prescrição”, alertou o presidente do CRF-PR, Dr Arnaldo Zubioli.

Por outro lado, o presidente ressalta que o assunto merece atenção especial no quis diz respeito aos direitos do paciente, “quando falamos de automedicação não devemos esquecer o direito ao autocuidado do cidadão, para isso existem os medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs/OTCs) no Brasil e no Mundo. O Farmacêutico é o profissional que vai garantir o acesso das pessoas a informações que garantam o uso seguro desses medicamentos”, ponderou Dr Arnaldo.

Esta foi a quarta edição da Campanha que percorreu todo o Estado, e o envolvimento dos acadêmicos foi fundamental para garantir o sucesso da ação que alertou e levou informação à população em mais de dez regiões do Paraná. A Campanha aconteceu em praças, terminal rodoviário e nas farmácias escolas das universidades, as pessoas receberam serviços farmacêuticos gratuitos, como teste de glicemia capilar, aferição de pressão, além de folders explicativos e tiraram dúvidas com os farmacêuticos.
O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível à população, devendo ser sempre consultado antes da utilização de qualquer medicamento. Esta foi a principal mensagem passada a todas as pessoas que passaram pela Campanha do CRF-PR.
“O Farmacêutico é o profissional do medicamento, nenhum outro tem mais propriedade que ele para orientar a população. A a orientação do farmacêutico é fundamental na dispensação do medicamento”, destacou Dr Arnaldo.

Curitiba

A Campanha que aconteceu das 9h às 12h, promoveu 685 atendimentos de aferição de pressão, 332 testes de glicemia capilar e foram distribuídos mais de 2 mil folders informativos para quem passou no Calçadão da Rua XV, centro de Curitiba,  no último dia 09 de maio. Acadêmicos e Farmacêuticos invadiram a “Boca Maldita”, 49 acadêmicos, membros do CRF-PR Júnior – CAR (Comissão Acadêmica Regional – Curitiba) se revezaram nos serviços farmacêuticos oferecidos à população.

“O objetivo da Campanha, além de alertar a sociedade, foi promover aos acadêmicos o contato direto como a comunidade, aplicar a teoria na prática. Desde o momento da abordagem do paciente até os devidos encaminhamentos, quando houver”, destacou o coordenador do curso de Farmácia da Uniandrade, Dr Javier Salvador Gamarra Júnior.

A Campanha contou ainda com a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e do secretário municipal de saúde, Dr Adriano Massuda. “O Conselho tem sido parceiro da cidade de Curitiba”, lembrou o prefeito com relação às campanhas que o CRF-PR leva às praças do município.

Já para a Diretora Secretária do CRF-PR, Dra Marisol Dominguez Muro, que participou do evento e recebeu as autoridades no espaço do Conselho na praça, “ações como esta fazem com que o Farmacêutico ocupe cada vez mais seu lugar de destaque como agente da saúde”, ressaltou.

Participaram também da campanha o coordenador do curso de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, Dr Júlio Merlin e a conselheira do CRR-PR, Dra Mônica Holtz Cavichiolo Grochocki.

Parceiros

Estiveram com o CRF-PR neste evento a APAD – Associação Paranaense de Diabetes e a Sanepar, que sempre confiaram em associar seus nomes às ações do Conselho, pela seriedade com que  tratamos o assunto SAÚDE da população. A parceria com estas entidades colaboraram para o sucesso do evento.

5 de MAIO no PARANÁ

Veja abaixo (a seguir) como o CRF-PR evidenciou o Farmacêutico no 05 de maio em todo o Estado:

Fotos - Curitiba

Fotos - Cascavel