Livro sobre direito sanitário e deontologia para farmacêuticos da Unesp ganha segunda edição

Fonte: CFF
Data de publicação: 22 de abril de 2015

A segunda edição do livro "Direito Sanitário e Deontologia: noções para a prática farmacêutica" está disponível gratuitamente para download - pela editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - selo cultura acadêmica.

Com uma abordagem simples e direta dos principais aspectos éticos e legais que orientam as atividades do profissional da área de farmácia, o texto foi atualizado para se adequar aos preceitos do novo código de ética da profissão farmacêutica. “Foi alterado consubstancialmente/principalmente o último capítulo, que trata do processo ético disciplinar da profissão farmacêutica, considerando os tramites e os prazos”, esclarece Patrícia de Carvalho Mastroianni, uma das autoras da obra.

Patrícia de Carvalho destaca, ainda, que o trabalho funciona tanto como um apoio para as disciplinas de ética, deontologia e legislação farmacêutica, como também para as comissões de éticas dos conselhos de classe e conselheiros regionais e federais. Patrícia é Doutora em Ciências da Saúde, professora assistente do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, atua na área de farmácia social (saúde coletiva) abordando legislação, assistência farmacêutica, farmácia hospitalar, propaganda de medicamentos, farmacovigilância e promoção ao uso racional de medicamentos.

De acordo com a autora, a publicação também pode fornecer aos farmacêuticos e estudantes de Farmácia um panorama sobre as exigências atuais do exercício profissional, preenchendo lacunas relevantes sobre esta temática. Contribui, ainda, para a apropriação crítica do conhecimento a respeito dos princípios que apoiam prática farmacêutica.

Colaboraram na elaboração do livro, que tem 96 páginas, os autores Paulo Angelo Lorandi e Keila Daniela Monteiro Esteves.