Teste de nova vacina contra a malária é feito em Guiné Equatorial

Data de publicação: 16 de março de 2015

O resultado dos primeiros testes de uma vacina contra a malária realizados no Centro Médico La Paz de Sipopo, na Guiné Equatorial, foi bem-sucedido, segundo autoridades da área da saúde do país africano.

O escritório do governo informou nesta segunda-feira (16) em seu site que "após quase mais de dois anos de trabalho, os três primeiros voluntários receberam com sucesso a vacina PfSPZ".

O medicamento desenvolvido pelo laboratório americano Sanaria Inc., aplicado a três voluntários, "demonstrou que é possível uma vacina segura e eficaz para lutar contra a malária".

O teste, realizado no último dia 7, foi feito por membros da empresa biotecnológica de Maryland (EUA), Sanaria Inc. que viajaram a Malabo, capital do país, para capacitar os membros locais e ajudar com os preparativos e a formulação de vacinas.

O comunicado informou ainda que a vacina gerou "uma resposta imunitária suficientemente forte para proteger o corpo contra a picada".

Na elaboração do medicamento, além da empresa biotecnológica americana e o pessoal do Ministério da Saúde e Bem-estar Social guineano, também participou o Ifakara Health Institute (IHI) da Tanzânia.

Em 2013, o governo da Guiné Equatorial investiu cerca de US$ 3 milhões no Programa da Luta contra a Malária, que contribuiu para sua redução na ilha de Bioko.