Anvisa suspende comercialização de medicamento e cosmético

Data de publicação: 16 de janeiro de 2015

A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (15), a suspensão da distribuição, comercialização e uso de 38 lotes do medicamento Peritosteril Andy Disc, fabricado pela empresa Fresenius Medical Care Ltda.

A medida ocorreu após investigação realizada pela própria empresa identificar contaminação por endotoxina bacteriana nos lotes dos produtos, usados em diálise peritonial. A Fresenius Medical Care já iniciou o recolhimento dos estoques existentes no mercado.

A Agência também determinou a interdição cautelar do lote 101013009 do Shampoo Gloss Anti-frizz da marca Kanechom, valido até outubro de 2016 e fabricado por SNC - Indústria de Cosméticos Ltda. Segundo laudo de Análise Fiscal Inicial nº 3167.00/2014, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, o produto apresentou resultado insatisfatório no ensaio de contagem total de mesófilos.

Outra suspensão publicada nesta quinta foi a do lote 0515 Óleo Mineral Naturol Farmaz, 100 ml, válido até julho de 2017, fabricado por Farmax - Distribuidora Amaral Ltda. A empresa iniciou o recolhimento voluntário do produto após constatar a presença de inseto na formulação.

Todas as determinações foram publicadas na edição nº 10 do Diário Oficial da União.

Confira a íntegra das resoluções.

Fonte: Anvisa