Anvisa suspende a venda de 27 produtos

Data de publicação: 25 de novembro de 2014

A Anvisa suspendeu, nesta terça-feira (25/11), a fabricação, distribuição, divulgação e comercialização e uso de 17 produtos para saúde sem registro na Anvisa, fabricados por Inodon Laboratório Industrial de Produtos Odontológicos Ltda. Em 29/08/2014, a empresa foi inspecionada e ficou comprovada a fabricação de produtos para saúde sem registro nesta Agência. Os produtos suspensos são os seguintes: AftagilBicarnato de Sódio,Cimento CirúrgicoDentobuff KitDesensibidentEugenolFluorchel,FluordayGel Flúor InodonGengi-RapidHemostaticIodoformLíquido de DakinPedra Pomes Ultra-finaSoda CloradaSolução de Milton Tricresolformalina e Xilol. Outros dez produtos — CariostaticClarident,ClorexiplacEdtaEucaliptolFluorphatFormocresolPasta Maisto,Tergensol e Verniz Copalex — fabricados em nome da empresa Inodon Industrial Editora Exp. Imp. Produtos Odontológicos Ltda também foram igualmente suspensos.

Outra medida publicada pela Anvisa foi a suspensão de todos os produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa N Francisco Emídio. A empresa não possui Autorização de Funcionamento (AFE) e os produtos não possuem registro, notificação ou cadastro.

Também foi determinada a suspensão do lote 325728 do produto Desinfetante para uso geral – Azulim perfumad – Eucalipto, marca Start. O lote foi fabricado pela empresa Lima & Pergher Indústria Comércio e Representações Ltda em 16/09/2013 e possui validade até 16/09/2016. De acordo com Laudo de Análise Fiscal da Fundação Ezequiel Dias (Funed), o lote de desinfetante apresentou resultado insatisfatório no ensaio identificação de formaldeído.

Todas as suspensões acima foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Clique aqui e confira.

Fonte: Anvisa