3º Fórum Sul Brasileiro de Análises Clínicas reuniu Farmacêuticos em Florianópolis

Data de publicação: 19 de agosto de 2014

Farmacêuticos que atuam nas Análises Clínicas nos três estados da Região Sul estiveram reunidos em Florianópolis  no dia 16 de agosto de 2014 para o 3º Fórum Sul Brasileiro de Análises Clínicas. O evento realizado  pelas Comissões de Analises Clínicas dos CRF´S do Sul

O Fórum teve o intuito de fortalecer o segmento e dar visibilidade aos problemas, por meiodo contato com profissionais renomados, sendo uma excelente oportunidade para a atualização profissional, troca de experiências e conhecimentos na área de análises clínicas.

Alguns aspectos já consensuados em debates anteriores voltaram a ser discutidos, como em relação aos entraves políticos, técnicos, sanitários e legislativos que impedem o livre e correto acesso da população a exames laboratoriais com precisão, e expansão da inclusão das Análises Clínicas na política nacional de Atenção Básica á saúde, e a necessidade da  construção de uma política nacional para as Análises Clínicas.

Os profissionais participantes constataram que há, ainda, uma rotatividade assustadora no mercado de trabalho dos laboratórios e um declínio da demanda por profissionais qualificados, em favor de profissionais com salários menores, comparados aos do farmacêutico. O segmento de análises clínicas pretende fortalecer o diálogo com os poderes executivo e legislativo dos municípios, e estabelecer parcerias associativistas para redução de custos. Há consenso sobre a necessidade de aumentar a cobertura de exame citopatológico do câncer de colo de útero e outras patologias, mas para isso é preciso reduzir a resistência de gestores municipais na contratação de serviços de análise citopatológica" explica o Coordenador  da Comissão das Análises Clínicas do CRF-PR, Dr. Maurício Turkiewicz.

Na ocasião o CRF-PR foi representado pela Diretora Secretária Geral, Dra. Marisol Dominguez Muro e pela Diretora Tesoureira, Dra. Marina Gimenes, além dos membrados da Comissão de Análises Clínicas, Dr. Fabio Luciano da Silva, Dr. Gabriel Cury Neto, Dra. Jacqueline Plewka e Dr. Marcos Ereno Auler.

Como resultado do Fórum, ficou decidido que os Conselhos Regionais de Farmácia do Sul do país devem elaborar um documento para encaminhamento conjunto às Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, e ao Conselho Federal de Farmácia, com sugestões e exigências políticas e técnicas sobre os temas já expostos.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações do CRF-SC