Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Regulamentações de pesquisas clínicas são temas de Consultas Públicas


Data de publicação: 5 de agosto de 2014

Durante trinta dias, a Anvisa receberá críticas, sugestões e comentários a duas propostas de regulamentação relacionadas a ensaios clínicos. A primeira, a Consulta Pública número 64, regulamenta as pesquisas com dispositivos médicos. Já a Consulta Pública nº 65 normatiza os ensaios com medicamentos. Os textos foram publicados nesta segunda-feira, 04/08, no Diário Oficial da União.

A proposta descrita na CP nº 64 utiliza os parâmetros estabelecidos pelo ISO 14155/2011, que define boas práticas clínicas para pesquisas em seres humanos envolvendo dispositivos médicos. A norma é um dos temas em debate do Fórum Internacional de Reguladores em Produtos para a Saúde (IMDRF).
Já a CP nº 65 propõe a revisão da RDC 39/08, que é a atual regulamentação das pesquisas com medicamentos. O documento aberto à contribuição prevê uma alteração radical do procedimento de análise de ensaios clínicos no Brasil. Isso porque, de acordo com a proposta, a Anvisa passaria a analisar o plano de desenvolvimento clínico do medicamento, deixando de anuir cada ensaio deste processo. Com a mudança, a Agência adota um modelo de gerenciamento de risco que possibilita antever e assegurar a qualidade dos produtos em desenvolvimento de modo contínuo. Assim, além de promover a segurança sanitária para a aprovação dessas pesquisas no País, a Agência ampliará a celeridade e eficiência nas aprovações dos ensaios.

Os textos integrais das propostas e os formulários específicos estarão disponíveis no site da Agência a partir do dia 11 de agosto. Para enviar sua contribuição acesse os endereços abaixo e preencha o documento, conforme instruções.

Consulta Pública nº 64
 
Consulta Pública nº 65
 
 

Fonte: Imprensa/Anvisa



topo