Conselhos do Sul e Sudeste se reúnem para debater os desafios da profissão

Data de publicação: 4 de agosto de 2014

Os Conselhos Regionais de Farmácia das regiões Sul e Sudeste estiveram reunidos no último dia 01 e 02 de agosto da cidade de Gramado/RS para discutir os desafios e os rumos da profissão farmacêutica.

Como pauta do encontro destacaram-se os esforços conjuntos para avanços na profissão farmacêutica, como a inclusão de mais farmacêuticos no SUS e nas farmácias hospitalares; a articulação para uma mobilização nacional em defesa da área de Análises Clínicas; a importância do apoio dos Conselhos aos Sindicatos na luta por melhores condições de trabalho e renda ao profissional farmacêutico e a recente aprovação no Senado do projeto de lei que transforma as farmácias em estabelecimentos de saúde.  Vale destacar que a  categoria farmacêutica está reunindo esforços e se articulando politicamente para que a presidente Dilma Rousseff sancione o projeto.

O Encontro contou com representantes do Conselho Federal de Farmácia e dos Regionais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na ocasião o CRF-PR esteve representado pela Vice-Presidente, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, Diretora Secretária, Dra. Marisol Dominguez Muro e pela Diretora Tesoureira, Dra. Marina Gimenes.

Como resultado do encontro ficou definido que ainda serão realizadas várias reuniões entre as diretorias, assessorias jurídicas, gerentes gerais, contadores e superintendentes das respectivas instituições, visando abordar pautas como as estruturas dos CRFs; licitações; contratações terceirizadas; padronização de atividades; atendimento ao público; presença de farmacêutico em farmácias públicas, regulamentação do Técnico em Farmácia; eleições via web, entre outras visando sempre melhorar os serviços oferecidos para os Profissionais Farmacêuticos.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações CRF-RS