Comissão de Farmácia de Dispensação do CRF-PR realiza reunião em Maringá

Data de publicação: 7 de julho de 2014

No último dia 26 de junho foi realizada, na sala de reuniões da Farmácia Escola da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a reunião da Comissão de Farmácia de Dispensação (CFD) do CRF-PR. A ocasião contou com a presença dos membros da Comissão e do Presidente do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli.

Um dos assuntos em pauta foi às dificuldades encontradas pelas farmácias em peticionar a Autorização de Funcionamento de Empresas (AFE) e a sua publicação em Diário Oficial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os membros decidiram pela elaboração de um documento para encaminhamento à agência pedindo agilidade no processo. A não publicação da AFE, entre outros problemas, dificulta a aquisição de medicamentos controlados (Portaria 344/98) junto às distribuidoras, uma vez que estas não liberam os pedidos às empresas cuja AFE não esteja vigente, por imposição da própria ANVISA. Este documento será discutido e elaborado na próxima reunião da CFD e encaminhada à Diretoria do CRF-PR para avaliação e encaminhamento à ANVISA.

Ainda no mesmo dia, membros da Comissão de Educação Continuada (CEC) reuniram-se com os da Comissão de Farmácia de Dispensação para alinhar os planejamentos relacionados à realização de cursos e eventos para capacitação, aprimoramento e atualização dos profissionais do Estado. Estiveram presentes na reunião, além dos membros da CFD, a Profª Gladys, coordenadora da CEC, o Profº Airton Petris, da Comissão de Ensino e o Dr. Arnaldo Zubioli, presidente do CRF-PR. Ficou agendada nova reunião entre as comissões, em Londrina, para finalizar a programação dos cursos e eventos e discutir, conjuntamente, o projeto do selo de qualidade para farmacêuticos do Estado, com foco na orientação e cuidado à saúde do paciente.

O presidente do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli expôs as novas diretrizes de trabalho das comissões e, especificamente da Comissão de Farmácia de Dispensação, em torno das aspirações que o Conselho almeja para a profissão nos próximos anos. Apresentou também a proposta de deliberação que define as atribuições inerentes e privativas ao farmacêutico em todas as áreas de atuação profissional, esta que será debatida em plenária até sua aprovação.

O Profº Airton Petris, da Comissão de Ensino, expôs a proposta de deliberação para a regulamentação da profissão de auxiliar de farmácia (auxiliar do farmacêutico), que iria à plenária na reunião do dia 27/06/2014, realizada também em Maringá.

Fonte: Assessoria de Comunicação com informações da Comissão de Comissão de Farmácia de Dispensação (CFD) do CRF-PR.