Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Paraná vai ampliar acompanhamento da saúde dos idosos


Data de publicação: 25 de junho de 2014

Foi assinado na última terça-feira (24) o convênio com a Pastoral da Pessoa Idosa para reforçar o serviço de acompanhamento domiciliar ofertado no Paraná desde 2004. O Estado vai repassar R$ 882 mil à pastoral, permitindo a ampliação da cobertura de atendimento a 109 municípios, o que representa em torno de 27 mil idosos e 20 mil famílias.

Esta é a primeira vez que um governo estadual financia este serviço, que já está presente em 25 estados brasileiros. “Isso demonstra nosso reconhecimento em relação a este trabalho tão importante. É uma forma de contribuirmos para a melhoria da qualidade de vida dos nossos idosos”, destacou o governador.

A Pastoral da Pessoa Idosa é uma entidade sem fins lucrativos formada por voluntários que realizam visitas domiciliares e acompanham mensalmente o bem-estar de idosos e suas famílias. O objetivo é avaliar as condições de saúde, nutrição e educação dos idosos, bem como atuar na prevenção da violência e maus-tratos.

O serviço é focado na defesa dos direitos da pessoa idosa, principalmente em famílias vulneráveis, como aquelas em situação de pobreza, abandono e outras fragilidades sociais. Durante as visitas, os líderes comunitários registram todas as informações do idoso e avaliam sua evolução mensalmente.

De acordo com a coordenadora nacional do projeto, Irmã Terezinha Tortelli, o trabalho auxilia o idoso a ganhar mais autonomia e envolve todos os componentes da família. “Valorizamos o diálogo e damos orientações sobre como ter um envelhecimento saudável e ativo. Além disso, conversamos com os familiares para que eles auxiliem nesse processo”, explicou Irmã Terezinha.

Atualmente, a Pastoral da Pessoa Idosa conta com cerca de 3 mil líderes comunitários atuando em 829 comunidades. Com os recursos do Estado, a entidade pretende capacitar mais 450 voluntários e produzir materiais de apoio a esses líderes.

INTEGRAÇÃO - O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, ressalta que a parceria com a Pastoral vai possibilitar ainda uma maior integração entre o trabalho dos líderes comunitários e as equipes de saúde. “Os idosos geralmente necessitam de cuidados continuados e as informações levantadas pela Pastoral são de extrema importância para o desenvolvimento de ações focadas nesta faixa etária”, disse.

Caputo Neto também afirma que a disseminação de hábitos saudáveis realizada pela Pastoral vai ao encontro do que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado. “A população paranaense está envelhecendo e por isso temos uma política focada na prevenção e tratamento das condições crônicas, fatores que mais comprometem a saúde deste público”, completou.

A assinatura do convênio também contou com a presença do presidente da Pastoral da Pessoa Idosa, Dom José Antônio Peruzzo, e do coordenador estadual de saúde do idoso, Rubens Bendlin.

Fonte: SESA-PR


topo