Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

41° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas foi pautado pela valorização profissional


Data de publicação: 7 de junho de 2014

De 1º a 4 de junho, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) realizou o 41º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. Com o propósito de aperfeiçoar o conhecimento técnico dos analistas clínicos, discutir o mercado e apresentar, na área de exposição, os mais recentes equipamentos, produtos e serviços do setor, o mesmo é realizado desde 1971 pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). “Tudo começou em três salas na Universidade de São Paulo, e hoje o Congresso é considerado o maior evento na área laboratorial da América Latina. Temos aqui cerca de 80 estandes e mais de 1.700 inscritos nas atividades”, informa o farmacêutico-bioquímico Irineu Grinberg, presidente da SBAC. Entre conferências, mesas-redondas e minicursos, o CBAC abrange campos como bioquímica, ciência forense, citologia, gestão, hematologia, imunologia, micologia, microbiologia e parasitologia, e em paralelo com o evento acontecem o 14º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, o 2º Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial e o 1º Encontro de Ciência Forense.

Conforme Grinberg, o segmento laboratorial divide-se entre os aspectos técnicos e os de gestão, e estes precisam ser aprimorados no universo das análises clínicas. “Com o passar dos anos, a gestão laboratorial ficou extremamente prejudicada. Os valores congelados há vinte anos neste setor trouxeram baixa rentabilidade aos laboratórios, então também estamos trabalhando para aperfeiçoar tal área, e o Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial é uma ferramenta muito importante, pois concentra esforços e apresenta uma programação muito vasta nesse sentido”, diz. A inclusão dos debates e reflexões sobre os processos de marketing e de qualidade para os laboratórios também foram comemoradas pelo presidente da SBAC, que ainda destacou o fato desta edição do Congresso trazer pela primeira vez o Encontro de Ciência Forense, campo que se expandiu nos últimos anos muito em função da incorporação de inúmeras técnicas laboratoriais.


Reajuste nas Análises Clínicas

O ano de 2014 marca exatas duas décadas da ausência de reajustes na tabela de exames laboratoriais do Sistema Único de Saúde (SUS), e no 41º CBAC, que teve em sua abertura um simbólico minuto de silêncio, este tema foi amplamente discutido, inclusive com a produção de documento contendo reivindicações de profissionais, sindicatos laboratórios e entidades do setor, que será entregue ao Ministério da Saúde e à Presidência da República. De acordo com o movimento Reajuste SUS para Análises Clínicas, pretende-se a adequação dos valores dos exames, melhorias nas condições de trabalho da classe e alertar para o número alarmante de pequenos laboratórios que, por não conseguirem cobrir os custos de atendimento, ficam impossibilitados de operar ou são incorporados por grandes redes.

Grinberg alerta que 70% dos diagnósticos clínicos derivam de laudos laboratoriais, e que a população deve entender a relevância desse segmento para a saúde pública. “Vestimos camisetas pretas para manifestar adversidade, distribuímos panfletos explicativos sobre a causa e estamos estudando maneiras jurídicas de resolver o cenário. Precisamos mostrar ao povo essas questões e deixar bem claro a importância dos serviços das análises clínicas”, enfatiza.

O fechamento dos pequenos laboratórios também é uma preocupação do farmacêutico Jerolino Lopes Aquino, atual vice e futuro presidente da SBAC – assume o mandato no início de 2015. “Com relação às crescentes fatias de mercado ocupadas pelos gigantes do ramo laboratorial, a tendência é a continuação do encerramento dos trabalhos das menores instituições. Além disso, tal ciclo afetará, inclusive, o consumidor, que acabará pagando mais por esses serviços, então existe a necessidade de sensibilizar o público acerca dessa situação”. Aquino ainda elogiou o caráter reivindicatório do Congresso, e aproveitou a oportunidade para comentar sobre a próxima edição. “Vamos continuar abordando as questões pertinentes da classe, e pretendemos manter o nível científico das atividades, oferecendo um grande evento aos participantes”, afirmou.

O Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) marcou presença no evento, representado por  Dr. Arnaldo Zubiolli, Presidente e Dra. Marisol Dominguez Muro, Diretora Secretária.
 

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

folder
Registro

Registro

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração




Redes Sociais

topo