CRF-PR contribui com a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

Data de publicação: 21 de maio de 2014

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) contribui com a etapa leste da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora realizada na cidade de Curitiba no dia 10 de maio de 2014. A conferência teve como tema principal “A saúde do trabalhador é um direito de todos e dever do estado”.  Na ocasião a Diretoria do CRF-PR foi representada pelos Farmacêuticos, Dr. Sérgio Mori, gerente geral do CRF-PR, Dr. Luciano Pacheco, fiscal do CRF-PR e Dr. Joelson Santos Pereira, Farmacêutico no município de Antonina/PR.

Na mesa de abertura a profissão estava representada pelo farmacêutico Maurício Portela 1º Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde. A discussão foi realizada com intuito de que seja aplicada a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde em 15/12/2010.

As diretrizes da conferência se pautaramm nos seguintes assuntos:

- Vigilância à saúde do trabalhador;

- Articulação intrasetorial e Intersetorial das ações de Saúde do Trabalhador;

- Informação em saúde do Trabalhador;

- Desenvolvimento de estudos e pesquisas

- Comunicação e Educação popular em saúde;

- Controle Social – Participação da Comunidade na Gestão das Ações em Saúde do Trabalhador;

- Financiamento;

- Avaliação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador.

A conferência conta com 36 municípios, abrangendo uma população de 3 milhões de habitantes, sendo que 7 dos municípios mais populosos do estado estão na macro região leste. Também nesta macro região, estão os municípios com maiores PIBs do estado. Em 2013 ocorreram 2744 notificações de Agravos relacionados ao trabalho, sendo que a maioria deles 1636 foram com acidentes com material biológico, estes dados são levantados através do SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Para discutir e traçar estratégias de prevenção aos problemas detectados foram feitos vários e eventos com intuito de monitorar e aprimorar a prevenção de agravos relacionados ao trabalho.

As análises devem ser feitas através da avaliação do processo produtivo e os riscos inerentes a isso, pois para cada trabalhador tratado por doenças relacionados ao trabalho, existem 20 adoecendo. Por isso o foco deve ser na vigilância em saúde. A vigilância sanitária tem papel crucial na avaliação do processo produtivo. Para que isso se realize há necessidade de incrementar as vigilâncias sanitárias para que possam acompanhar este processo. Também existe uma política altamente influente nas vigilâncias sanitárias municipais, que impede a sua atuação sem interferências. Existe também uma necessidade urgente de ampliação do acesso e qualidade no serviço de assistência a saúde do trabalhador. O processo somente será eficiente com a participação de todos, principalmente dos trabalhadores em saúde que notifiquem as ocorrências.

Nos dias 6, 7 e 8 de junho ocorrerá em Curitiba a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora do Paraná, onde serão compiladas todas as propostas levantadas no estado, para melhorar a estratégia de aplicação da política de saúde do trabalhador. O CRF-PR testará lá colocando a importância do profissional farmacêutico neste sistema, bem como lutando para que a profissão também tenha os seus direitos garantidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CRF-PR