Conselhos de Farmácia da região do Sul se unem para normatização sobre testes rápidos

Data de publicação: 10 de abril de 2014

O CRF-SC e o CRF-PR participaram no dia 01/04 da VII Sessão Plenária Ordinária do CRF-RS, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, aberta pelo presidente do Conselho no RS, Roberto Canquerini. Representando o CRF-PR, estiva presente a Diretora Secretária, Dra. Marisol Dominguez Muro. O evento destacou como pauta principal o setor de análises clínicas, com diversos assuntos: panorama dos laboratórios de análises clínicas, deliberação sobre os testes rápidos; exigência de carga horária mínima de assistência farmacêutica para laboratórios de análises clínicas e postos de coleta; e a Frente de Defesa das Análises Clínicas.

Na semana passada, no dia 28/03, a Comissão assessora de Análises Clínicas do CRF-SC já havia se reunido com lideres do SindFar/SC, Sindlab/SC, SBAC/SC e profissionais da área da saúde com o objetivo de chegar a um consenso e a um posicionamento de Santa Catarina em relação à questão dos testes rápidos, utilizados para o diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites, e outros agravos. Há controvérsias quanto à responsabilidade e competências no ato de realizar o teste, interpretá-lo e de emitir o laudo. No momento atual, outros profissionais de saúde, além de bioquímicos, médicos patologistas e biomédicos estão sendo treinados para realizar os testes rápidos. A necessidade de uma normatização sobre o assunto foi um consenso entre os participantes da reunião.

Fonte: CRF-SC