Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Governo contrata 34 laboratórios de patologia para realização de exames


Data de publicação: 28 de abril de 2014

O Secretário Estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou na última sexta-feira (25) a contratação de 34 laboratórios de patologia para a realização de exames preventivos de colo do útero (papanicolau) e biópsias para detecção do câncer de mama. O objetivo é ampliar a capacidade de realização desses exames, permitindo a cobertura da população de todo o Estado.

No último dia 11 de abril a Secretaria da Saúde já havia firmado contrato com outros 17 laboratórios para realização de exames citopatológicos na rede pública de saúde.

Caputo Neto explica que a medida formaliza pela primeira vez a relação direta entre o Estado e os prestadores de serviço desta área. “Com a abertura deste edital, pudemos contratar os serviços diretamente. Isso permitiu que escolhêssemos os laboratórios que melhor atendiam nossas necessidades”, ressaltou.

Este novo modelo de contratação também foi destacado pelo representante do laboratório Diagnose e ex-secretário estadual de saúde, Nizan Pereira. “Temos que reconhecer a importância deste momento. Quem ganha com isso é a população que terá uma maior oferta de exames e mais próximo de casa”, afirmou.

SERVIÇOS - A validade dos contratos é de um ano e podem ser renovados por mais quatro. Com a habilitação desses novos laboratórios, a rede pública de saúde contará com 51 serviços especializados em citopatologia, ofertando cerca de 700 mil exames ao ano. Isso representa um pagamento anual de aproximadamente R$ 5,3 milhões.
Com a ampliação da capacidade de realização dos exames, será possível reduzir o tempo para se obter os resultados. Isso contribui bastante para agilizar o início do tratamento dos pacientes.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, cerca de 30% das mulheres paranaenses sexualmente ativas nunca fizeram exames preventivos de colo de útero e mama. “É importante que as mulheres busquem a unidade de saúde mais próxima e se informem sobre como realizar esses exames. Quanto mais cedo um caso de câncer for detectado, maiores as chances de cura da pessoa”, orienta.

Fonte: SESA-PR

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

folder
Registro

Registro

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos




Redes Sociais

topo