Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Audiência Pública discute propostas para agilizar pesquisa para novos medicamentos


Data de publicação: 17 de março de 2014

Enquanto o prazo médio para a liberação de pesquisas com novos medicamentos em países desenvolvidos é de 70 dias, no Brasil são necessários entre seis meses e um ano para a autorização dos testes. Em razão dessa lentidão, o país perde dezenas de estudos anualmente, o que impede que centenas de pacientes tenham melhores condições de tratamento com novas drogas.

De acordo a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), entidade responsável pelas pesquisas de áreas especiais, alguns casos considerados estratégicos para o Brasil, são agilizados. Porém, nos últimos cinco meses, a lista de espera de análise dos pedidos de autorização de pesquisa foi reduzida de 831 para 393.

Para avaliar as causas desta lentidão, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS) realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (18), às 11h, na Ala Alexandre Costa, plenário 9, no Congresso Nacional, em Brasília (DF).

A audiência pública, liderada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), pretende reunir sugestões para agilizar o processo de autorização de pesquisas clínicas com novos medicamentos e, desta maneira, reduzir o número de pacientes que deixam de ter acesso a novos tratamentos em razão da demora para autorização das pesquisas.

O debate reunirá parlamentares, especialistas de diversas áreas médicas, representantes do Conep, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Nacional de Saúde e outras entidades de saúde.

Fonte: CRF-SP




topo