Reunião histórica sela unidade farmacêutica

Data de publicação: 10 de fevereiro de 2014

Pela primeira vez na história recente da Farmácia brasileira, estiveram reunidos, em Brasília, nos dias 05 e 06 de fevereiro, representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), conselhos regionais, Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e sindicatos filiados, e Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar) e sindicatos filiados, de todas as regiões do país. A plenária final aprovou a criação de um Fórum Nacional de Luta Pela Valorização Profissional. Na ocasião o CRF-PR foi representado pea Vice-Presidente Dra. Mirian Ramos Fiorentin acompanhada pela Assessora Política, Dra. Sônia Dorneles e pela Presidente do SINDIFAR-PR, Dra. Lia Mello de Almeida.

Definiu-se, por unanimidade, a imediata instalação de um fórum permanente de âmbito nacional e fóruns estaduais e regionais de entidades farmacêuticas pela valorização profissional com os seguintes objetivos:
- Qualificação da intervenção farmacêutica na sociedade (técnica, politica, assistencial);

- Aprovação dos PECs e PLs de interesse a profissão – inicialmente, com foco nos seguintes Projetos de Lei: substitutivo do Deputado Ivan Valente; do que trata da redução da jornada de trabalho para no máximo 30 horas; do piso salarial nacional; e da inserção do farmacêutico no SUS;

- Ação conjunta com representantes de outras profissões da área da saúde em prol da carreira única no SUS;

- Articulação e fortalecimento das entidades para cumprimento de seu papel na valorização do farmacêutico;

- Articulação política das entidades para o desenvolvimento de ações integradas de valorização da profissão junto à sociedade.
Além dos objetivos, os representantes das entidades definiram que CFF, Fenafar, Feifar, Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) e Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar) integram a coordenação do Fórum Nacional. Os fóruns estaduais estarão alinhados em relação aos objetivos e representatividade, visando à unidade de ações. Encontra-se em fase de consolidação as ações planejadas para cada um dos objetivos acima listados.

Já na abertura do evento, o presidente da Feifar, Alexandre Corrêa, declarou que a nova diretoria que assume a entidade apresenta a disposição de trabalhar incansavelmente pela unidade de ação entre todas as entidades representativas da profissão em prol da valorização do farmacêutico.
Para o Ronald Ferreira, com a realização desta reunião, “o presidente do CFF demonstra, de maneira concreta, seu compromisso de lutar pela união da categoria. O que mais importa não é o discurso, mas sim, a prática”, disse o Presidente da Fenafar.

“Sinto-me feliz e realizado por todas as entidades convidadas terem atendido ao chamado do CFF. As diretrizes aprovadas demonstram a maturidade dos líderes da profissão e uma disposição de trabalharmos com espírito de união. O desafio agora é colocar esses objetivos em prática e mobilizar toda a categoria farmacêutica para que juntos alcancemos a concretização deste sonho”, completou o Presidente do CFF, Walter Jorge João.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFF