Está disponível nova edição do Boletim Farmacoterapêutica

Data de publicação: 27 de janeiro de 2014

O Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia (Cebrim/CFF) disponibilizou a 4ª edição do Boletim Farmacoterapêutica, referente aos meses de outubro/novembro e dezembro de 2013.

O destaque desta edição fica por conta de artigos que tratam dos testes para identificação de reações alérgicas à penicilina e dessensibilização nos casos de hipersensibilidade a este medicamento. A classe dos beta-lactâmicos (que inclui a penicilina) representa o mais importante grupo de antibacterianos da história da medicina em razão da efetividade demonstrada por muitos sucedâneos na cura de variadas enfermidades infecciosas.

Já a seção “O que há de novo?” aborda os temas: Acetato de nomegestrol para mulheres na pré-menopausa e menopausa e Udenafila para tratamento de pacientes com disfunção erétil. Em “Segurança dos Medicamentos”, o destaque é para a recomendação de Agência Europeia de Medicamentos por mudanças no uso da metoclopramida. Em “Dia-a-dia” você poderá conferir as respostas do Cebrim/CFF para uma série de dúvidas originadas de profissionais da saúde de todo o Brasil. Em “Novas Publicações”, o leitor vai conhecer o Boletim do Instituto de Saúde - BIS, abrangendo a Avaliação de Tecnologias de Saúde, um subsídio técnico importante para a tomada de decisão sobre difusão e incorporação de tecnologias de saúde.

Acesse o informativo aqui.

Fonte: Comunicação CFF