Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Dia Mundial de Luta contra a Aids


Data de publicação: 2 de dezembro de 2013

Desde 1987, o Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado em 1º de dezembro. O Brasil, por decisão do Ministério da Saúde, instituiu a data a partir do ano seguinte. O dia simbólico serve como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise do assunto pela sociedade e órgãos públicos.

O CRF-PR apoia a luta contra AIDS e destaca a atuação do farmacêutico no auxílio aos portadores do HIV. O farmacêutico é um profissional importante para o acompanhamento dos pacientes com Aids, pois pode orientar a respeito de possíveis interações medicamentosas e dos efeitos colaterais dos medicamentos, de forma a minimizá-los.



Coquetéis antirretrovirais e reações adversas

Eles possuem a capacidade de impedir a multiplicação do vírus no organismo, porém o tratamento é complexo e envolve uma série de riscos e efeitos colaterais. Alguns medicamentos podem causar insônia, pesadelo, alteração do apetite, tontura, mal estar, etc. Os efeitos mais preocupantes são a dislipidemia (níveis altos de triglicérides, aumento do colesterol total e do mau colesterol e diminuição do bom colesterol) e a lipodistrofia (quando se perde a gordura do rosto, nádegas, pernas e braços e se acumula na barriga, costas, pescoço e mamas).


Atualmente, há 17 drogas que compõem o arsenal contra o HIV e no Brasil, pelo menos 190 mil pessoas fazem o tratamento com os antirretrovirais.


Teste rápido de HIV deve ser vendido nas farmácias a partir de fevereiro


Para facilitar o diagnóstico do HIV e antecipar o tratamento de pessoas que podem desenvolver a aids, o Ministério da Saúde deve autorizar a venda, em farmácias, de um teste rápido para detectar o vírus, a partir de fevereiro de 2014. Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o exame é feito em 20 minutos, com coleta de saliva pela própria pessoa, e deverá custar R$ 8.

A informação foi confirmada pelo diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério, Fábio Mesquita, durante evento dia 01/12 - Dia Mundial de Luta contra a Aids, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o governo federal anunciou a antecipação do tratamento para pessoas com o HIV. Antes, somente pacientes com a doença desenvolvida recebiam medicamentos.


Ao disponibilizar o teste rápido de HIV, vendido na internet por um laboratório americano por cerca de R$ 160, o ministério pretender iniciar o tratamento mais cedo e melhorar a qualidade de vida de pessoas com HIV, além de reduzir em cerca de 96% o risco de contágio, principalmente para parceiros fixos ou durante a gestação, quando o vírus pode passar da mãe para o bebê.


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações Agência Brasil de Notícias

 


upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF




Redes Sociais

topo