Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

1º Simpósio de Análises Clínicas e Anatomia Patológica


Data de publicação: 1 de dezembro de 2013

Com o objetivo de divulgar a produção científica de seus profissionais que possuem especializações, mestrados e doutorados, a Unidade de Apoio e Diagnóstico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná realizou, no último dia 29 de novembro, o seu 2º Evento de Produção Científica e 1º Simpósio de Análises Clínicas e Anatmomia Patológica. Tais eventos contaram com o apoio do Serviço de Treinamento da Unidade de Administração de Pessoas e da Assessoria de Marketing Institucional do HC, além do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas Regional Paraná.

Durante todo dia renomados palestrantes proporcionaram um ambiente favorável a troca de experiências e conhecimentos na área de análises clínicas, além de uma excelente oportunidade para a atualização profissional. Cerca de 200 pessoas, entre profissionais e estudantes da área, estiveram no Auditório do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, aonde acompanharam a programação que durou o dia todo e contou com sete palestras:

- Laudo Laboratorial e Responsabilidade Civil – Palestrante: Daniel Silveira – Advogado da SBAC 

- Aspectos Genéticos do Câncer – Palestrante: José Cláudio Casali – Médico Geneticista do Laboratório Mantis

- Marcadores Moleculares em Câncer de Mama – Palestrante:Tereza Cava – Médica Patologista do HC

- Automação em Hematologia – Palestrante: Maria Silva Carvalho Martinho – Assessora Cientifica da Sysmec América Latina

- Desenvolvimentos  em MALDI-TOF  e impacto dessa metodologia no diagnostico e na rotina hospitalar – Palestrante: Wesley Schiavo – Assessor Cientifico Biomerieux

- Rastreamento Neonatal em Hiperplasia Adrenal Congênita – Palestrante:  - Mouseline Domingos – Farmacêutica da Fundação Ecumênica do Paraná

- Importância Clínica e Epidemiológica das Infecções Respiratórias Virais – Palestrante: – Otavio Cintra Médico Infectologista Assessor Cientifico da Glaxo Smith Kline

 Além das palestras, os participantes visitaram uma exposição de pôsteres com os trabalhos científicos da Unidade. Houve também premiação aos três melhores trabalhos


O evento foi realizado pelo Hospital de Clínicas da UFPR e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – Regional Paraná (SBAC-PR), Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR)  e Unidade de Apoio e Diagnóstico (UAD).  Participaram do evento como mediadores a Presidente do CRF-PR, Dra Marisol Dominguez Muro e Dra. Maurren Isfer Oliveira, Farmáceutica, Especialista em Analises Clínicas e Toxicologicas - Professora na PUC-PR.


Sobre a Unidade de Apoio e Diagnóstico do Hospital de Clínicas da UFPR

 

A UAD é responsável pela administração e funcionamento dos serviços de Análises Clínicas, que atende as áreas de Biologia Molecular, Bioquímica, Imunologia, Hormônios, Imunogenética, Bacteriologia, Micologia, Parasitologia, Hematologia e Urinálise, e de Anatomia Patológica. É responsável por realizar diagnósticos de alto padrão a partir das biópsias, resultando no diagnóstico definitivo para a maioria das neoplasias e outros grupos de doenças.

O Laboratório de Imunogenética da Unidade realiza cerca de 150 mil exames por mês, tornando-se referência na área e tendo inclusive sido premiado pela “American Society for Histocompatibility and Immunogenetics” (Sociedade Americana de Histocompatibilidade e Imunogenética), sociedade internacional de profissionais dedicada ao avanço da ciência, educação e aplicação de imunogenética e imunologia do transplante.


A qualificação é um dos fatores que fazem a diferença na UAD. Dentre os seus cerca de 270 profissionais, 25% possui doutorado, 30% mestrado e outros 30% especialização.


Fonte: Assessoria de Comunicação  CRF-PR com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital de Clínicas da UFPR

 

 

 

 

 

 


folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

folder
Registro

Registro




Redes Sociais

topo