Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Prescrição Farmacêutica em Manipulados é discutida em Curitiba e Maringá


Data de publicação: 29 de novembro de 2013

A Prescrição Farmacêutica para medicamentos manipulados foi tema de uma Mesa redonda realizada em Maringá e Curitiba nos dias 21 e 22 de novembro.  O evento promovido pelo Núcle Ello Magistral de Maringá em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná abriu espaço para uma ampla discussão sobre o assunto.

O objetivo foi  reunir uma série de propostas dos profissionais e levar como sugestão para a SESA – Secretaria de Saúde do Estado, setor de Vigilância Sanitária Estadual, a fim de contribuir com a Minuta Técnica que a entidade deverá lançar em breve, a qual regulamentará a prescrição farmacêutica em medicamentos manipulados. Os encontros sobre a prescrição também têm sido um momento para os Farmacêuticos discutirem a resolução do CFF (586/2013) e sanarem suas dúvidas.

Em Maringá a reunião, que aconteceu no último dia 21 de novembro, na ACIM - Associação Comercial e Industrial de Maringá, reuniu farmacêuticos do Ello Megistral - Núcleo Setorial das Farmácias de Manipulação de Maringá e representantes das 16 farmácias de manipulação local e a farmacêutica Dra Izaura Alves de Souza – da Vigilância Sanitária Municipal, para juntamente com a Presidente da Anfarmag – Regional Paraná, Dra Ckeunice Fidalski, o vice presidente do CFF, Dr Valmir de Santi, a presidente do CRF-PR, Dra Marisol Dominguez Muro e o presidente eleito, Dr Arnaldo Zubioli tratarem do assunto.

“A partir dessa publicação, estamos aptos a prescrever medicamentos isentos de prescrição médica. Mas iniciam-se aí as dúvidas que caminham no dia-a-dia, na rotina do profissional dentro do estabelecimento farmacêutico”, preocupa-se Dra Karen Janaina Galina, coordenadora do Núcleo Ello Magistral. “Por se tratar de um assunto novo, as dúvidas são muitas e para que possamos adquirir uma carga de informações técnicas fundamentais para fazermos tornar realidade a prescrição farmacêutica, o diálogo e o debate são necessários”, continuou.

Segundo a farmacêutica Dra Izaura Alves de Souza as discussões em torno da Prescrição Farmacêutica são muito apropriadas, uma vez que não adiantaria  o CRF-PR regulamentar a atividade do profissional se a Vigilância não estiver integrada com as ações para regulamentar as questões sanitárias.  “ A atuação do profissional habilitado deve ser muito bem esclarecida para que a Vigilância possa fiscalizar e principalmente para que farmacêutico atue com segurança”, aponta.

No dia 22 o tema foi discutido em Curitiba com a presença das Farmacêuticas da Vigilância Estadual – Dra Jussara Serrato e Dra Linamara Correa, além da Diretoria do CRF-PR, Anfarmag e o Dr Cassiano Correr.

Os questionamentos colhidos nas duas reuniões serão reunidos em um documento e encaminhados para Visa Estadual em forma de sugestões para contribuir com a Minuta Técnica.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR


sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder
Registro

Registro

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF




Redes Sociais

topo