Conferência Municipal de Saúde reúne mais de mil pessoas em Curitiba

Data de publicação: 5 de dezembro de 2013

Os 680 delegados da 12ª Conferência Municipal de Saúde participaram no domingo (24/11) da plenária final do evento. Durante os três dias, cerca de 1 mil pessoas – entre delegados e observadores – passaram pelo Colégio Estadual do Paraná, local da conferência.

As proposições votadas foram agrupadas em dez eixos temáticos de discussão em torno da Atenção Primária à Saúde, Redes Assistenciais, Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde, Novas Tecnologias em Saúde, Gestão Participativa, Política de desenvolvimento de pessoas e educação permanente, Políticas de Comunicação, Informação e Informática e Financiamento para o SUS. As atividades da conferência terminaram por volta das 20 horas de domingo e a maioria das propostas foram aceitas. Vale ressaltar que nesta plenária final foram aprovadas todas as propostas relacionadas à Assistência Farmacêutica no Município de Curitiba.

As propostas aprovadas farão parte do Plano Municipal de Saúde e serão diretrizes nos próximos dois anos. Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Carlos Pinheiro, a participação popular é fundamental nas conferências. “O envolvimento de vários segmentos da saúde na elaboração destas diretrizes foi a oportunidade da população mostrar e reivindicar o que acha melhor para os rumos da saúde em Curitiba.”disse.

O Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) teve participação efetiva na Conferência com doze Farmacêuticos, sendo dez delegados pelo CRF-PR e dois pelo SINDIFAR-PR:

- Beatriz Ribeiro Ditzel Patriota
- Denise Teresinha Costa
- Javier Salvador Gamarra Junior
- Lia Mello de Almeida
- Linda Tieko Kakitani Morishita
- Lucas Miyake Oliveira
- Marilia Chinasso
- Mauricio Portella
- Sérgio Satoru Mori
- Silmara Aparecida Simioni
- Tereza Emiko Iwamoto
- Vania Maria Figueiredo Lopes

Fernando Alves Pereira, delegado da conferência representando os usuários do SUS, observa que houve avanço com relação às outras conferências. “Não tínhamos a oportunidade de falar muito. Desta vez me senti mais livre para me expressar”.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, afirmou estar muito satisfeito com o resultado dos três dias de debates. “O modelo de conferência adotado por Curitiba é uma referência para todo o país. Tivemos um importante avanço na discussão das propostas e o grande beneficiado de todo esse processo é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou.
Foram apreciadas 20 moções e, ao final do evento, os conselheiros que farão parte da gestão 2013-2015 foram homologados. O CRF-PR integrará a próxima gestão ocupando uma (1) vaga de Conselheiro Titular e o SINDIFAR-PR com uma (1) uma vaga de Suplente.

A conferência municipal de saúde é fruto das 109 conferências locais e nove distritais, nas quais participaram mais de 10 mil pessoas. A posse dos conselheiros e a eleição da mesa diretora da próxima gestão do Conselho Municipal de Saúdes será no dia 11 de dezembro em reunião extraordinária.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba.