Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Farmacêuticos em ação contra a Dengue


Data de publicação: 20 de novembro de 2013

O Brasil tem 157 municípios em situação de risco de dengue e outros 525 em alerta, a maioria na Região Nordeste, informou o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, nesta terça-feira (19), em Brasília, durante o lançamento da Campanha Nacional Contra a Dengue.

Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), que mediu o índice de infestação pelo mosquito em 1.300 cidades. As cidades em situação de risco ou alerta representam 52% das que participaram do levantamento. A região Nordeste é a que concentra a maior parte dos municípios em situação de risco.


Casos Triplicam

Em 2013, foram notificados 1.476.917 casos suspeitos de dengue. O número é quase três vezes maior que o do mesmo período do ano passado, quando foram registrados 537 mil casos. A Região Sudeste teve o maior número de casos de dengue, sendo responsável por 63,4% deles. Em seguida aparece o Centro-Oeste, com 18,4%.

Apesar do aumento, o governo reforçou o fato de que houve redução de mortalidade pela doença. O número de internações teve redução de 30% em relação a 2010, de acordo com dados do ministério. 

Segundo o ministério, o Brasil tem um dos menores índices de mortalidade por dengue nas Américas: 0,03 mortes para cada 100 notificações, metade da taxa registrada na Colômbia, por exemplo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que o aumento do número de casos se deve a dois fatores: as transições nos governos municipais e a proliferação do vírus tipo 4 da dengue, que aumenta a quantidade de indivíduos suscetíveis. Esse tipo afetou bastante a Região Sudeste - em especial Minas Gerais e Rio de Janeiro - além de Goiás, segundo o ministro.

O Ministério da Saúde estima que 50 milhões de casos de infecção por dengue ocorram anualmente e que, aproximadamente, 2,5 bilhões de pessoas vivam em países onde a doença é endêmica. Na região das Américas, a dengue tem se disse minado com surtos cíclicos que ocorrem de três a cinco anos. O maior surto ocorreu em 2002, com mais de 1 milhão de casos notificados. No Brasil, a primeira epidemia ocorreu entre os anos de 1981 e 1982, em Boa Vista (RR), causada pelos sorotipos 1 e 4. Em 1986, ocorreram epide mias, atingindo o Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste.

 

Conscientizando a População

 
A orientação do farmacêutico é fundamental em caso de suspeitade dengue, já que há diversos compostos nos medicamentos que podem agravar o quadro. De acordo com dados recentes da Agência Nacional de VigilânciaSanitária (Anvisa) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Brasil tem cerca de 83 mil farmácias que poderiam praticar educação sanitária. "Afinal, uma farmácia é um estabelecimento de saúde. Além disso, a farmácia poderia ainda ter um papel fundamental como espaço de prevenção - não apenas de dengue mas também de outras doenças, promovendo saúde a serviço da população", explica o docente do curso de farmácia da Universidade Anhembi Morumbi, Dirceu Raposo de Mello.

De acordo com o especialista, o primeiro passo é reconhecer se a localidade está em uma região epidêmica ou endêmica. Ao saber disso, é necessário redobrar as precauções na prescrição. Por exemplo, é preciso enten der que o paciente que se queixa de sintomas que se assemelham a uma gripe pode estar, na verdade, com indícios de um caso de dengue. "Além do contato com o farmacêutico, cartazes informando sobre a doença deveriamestar presentes (ou fixados) permanentemente nesses estabelecimentos de saúde." Para Dirceu, a melhor maneira de alertar e conscientizar o consumidor é abordar o assunto, falando diretamente com o paciente. "O mercado de varejo deve se preocupar em promover o contato do farmacêutico com paciente. Do ponto de vista sanitário, ainda é preciso saber o que o paciente sente, questioná-lo. Dessa forma, evita-se que ele simplesmente pegue o medicamento na prateleira, sem um atendimento prévio. Por outro ponto de vista, as pessoas também precisam e de vem falar com a equipe da farmácia."

 

Fonte: Site Folha e Revista Guia da Farmácia




folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

folder
Registro

Registro

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica




Redes Sociais

topo