Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Brasil adotará teste de sangue mais rígido para transfusões


Data de publicação: 13 de novembro de 2013

Ministério da Saúde vai tornar obrigatório o teste NAT no sangue usado para transfusão no País. A decisão foi informada pelo coordenador Guilherme Genovez, que anunciou a assinatura hoje de uma portaria específica. "Vamos ver o que diz o texto. A princípio, temos o que comemorar", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Cármino de Souza.


Antiga reivindicação de especialistas, o teste NAT traz mais segurança para o sangue usado em transfusões. Essa técnica permite identificar até traços de vírus pesquisados - HIV e hepatite C e hepatite B. Algo mais preciso do que a técnica atualmente empregada, que localiza a reação do organismo ao vírus, os anticorpos.

Os exames hoje usados elevam o risco da chamada janela imunológica, período em que o indivíduo já é portador do vírus, mas, como não há anticorpos, o teste dá como resultado o "falso negativo". Souza, no entanto, diz estar apreensivo para saber qual cronograma será exigido para implementação do teste na rede pública e particular.


A incorporação do NAT é esperada por especialistas há 11 anos e anunciada pelo governo há, pelo menos, três.


Fonte: O Estado de S.Paulo

topo