Programa Mais Médicos é tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa do PR

Data de publicação: 2 de outubro de 2013
Fotos: Sandro Nascimento/Alep

O Programa “Mais Médicos” foi tema de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, no último dia 01 de outubro. Apesar de contestado pelas entidades médicas, o Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, foi criado para resolver um problema crônico do sistema de saúde brasileiro: a falta de médicos nas periferias das grandes cidades e nas pequenas cidades do interior do país. Esta foi a conclusão da audiência pública.

A audiência foi realizada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Veneri (PT), sobre o programa que reuniu representantes dos médicos, prefeituras, usuários e o diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira.
Proenço destacou que a expansão dos serviços públicos de saúde nos últimos anos aumentou a demanda por profissionais que, para ser respondida a curto prazo, depende da atração de médicos estrangeiros para reforçar o quadro de médicos. O representante do Ministério da Saúde disse que a contratação desses médicos, por um período provisório de três anos, irá ajudar a assistir à população até que sejam formados novos profissionais brasileiros atendendo ao aumento e descentralização de vagas nos cursos de medicina.

Para chegar ao patamar do Reino Unido, que tem 2,7 médicos para cada mil habitantes, o Brasil precisaria ter hoje mais 168 mil profissionais. Atualmente, o Brasil tem 1, 8 médicos para cada mil habitantes, uma das médias mais baixas do mundo. O representante do Ministério da Saúde lembrou que o programa foi uma resposta da presidente Dilma Rousseff à campanha “Cadê o Médico” da Frente Nacional dos Prefeitos, que enviou a ela um manifesto assinado por quatro mil municípios pedindo uma providência do governo federal para atender à população na área de saúde. Participaram da audiência, o  presidente da Associação Médica do Paraná, João Carlos Baracho, e o presidente do Conselho Regional de Medicina, Maurício Marcondes. Na ocasião, a presidente do  Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Dra. Marisol Dominguez Muro foi representada pela Assessora Política, Dra. Sonia Dorneles.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Dep. Tadeu Veneri