Campanha: “Farmacêutico é Mais Saúde” presta mais de mil atendimentos em Curitiba

Data de publicação: 30 de agosto de 2013

No último dia 24 de agosto, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) através do CRF-PR Júnior, juntamente com as instituições de ensino de Farmácia de Curitiba (UFPR, PUC-PR, Uniandrade e UniBrasil) promoveram uma mobilização, no calçadão da Rua XV de Novembro, na “Boca Maldita”. A Campanha “Farmacêutico é Mais Saúde" -  teve como tema “Atenção à Saúde do Homem” e visou despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e hipertensão arterial, além de fortalecer a imagem do farmacêutico como profissional de saúde junto à população.

Com o objetivo de prestar serviços de saúde gratuitos à população, além de  informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação e suas implicações, a campanha buscou também envolver os acadêmicos, oportunizando um momento para que aplicassem alguns conhecimentos aprendidos na universidade sobre o uso racional de medicamentos através de uma interação entre estudantes e comunidade.

Durante a Campanha foram realizados 400 testes de glicemia e aproximadamente 1000 pessoas passaram pelo atendimento para aferir a pressão. Todos os procedimentos foram oferecidos gratuitamente para as pessoas que quiseram realizar estes exames no dia. Ainda houve explicação sobre os riscos de hipertensão e diabetes, importância da higienização adequada das mãos, distribuição de folders explicativos da profissão farmacêutica, uso correto de medicamentos, e sobre o descarte correto de medicamentos vencidos. “Esta ação é uma ferramenta importante na busca por um acesso a um serviço de saúde correto e adequado”, ressaltou a Presidente do CRF-PR – Dra Marisol Dominguez Muro.

A mobilização contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Estadual de Saúde – SESA, Secretaria Municipal de Saúde, APAD – Associação do Diabético Juvenil, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Unibrasil, Uniandrade e Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR.

No evento estiveram presentes a Diretoria do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro, Presidente, Dr. Dennis Armando Bertolini, Vice-Presidente, Dra. Miriam Ramos Fiorentin, Diretora Secretária Geral, Dr Arnaldo Zubioli, Diretor Tesoureiro além do Dr. Valmir de Santi, Vice-Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Clique aqui e confira a lista completa com o nome de todos os acadêmicos que participaram da "Campanha: Farmacêutico é Mais Saúde" em Curitiba.

No Paraná
A Campanha: "Farmacêutico é Mais Saúde" também têm sido realizada  em diversas cidades de todo o Paraná através das Faculdades  que ofertam o curso de Farmácia, como: Umuarama e Goioerê – Unipar, Francisco Beltrão – Unipar e Unisep,

O CRF-PR apoiou todas as iniciativas e enviou folders de orientação para serem distribuídos.

Confira as fotos:

Campanha Farmacêutico é Mais Saúde - Curitiba/PR