Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Presidenta vê avanço na oferta de medicamentos


Data de publicação: 12 de agosto de 2013

A presidenta Dilma Rousseff destacou os avanços do programa Saúde Não Tem Preço, lançado em 2011 pelo Ministério da Saúde, e da política de assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS) noprograma de rádio “Café com a Presidenta” desta segunda-feira (12).  Dilma ressaltou que a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos na rede pública de saúde e que distribuição gratuita de medicamentos para a doença no Saúde Não Tem Preço já beneficiou, desde o ano passado, 781 mil pessoas em todo o país.

A presidenta apontou que a distribuição desses medicamentos resultou numa redução de 16% das internações no SUS por conta da doença em um ano – ou 20 mil internações a menos. A presidenta também lembrou que sua filha tem asma e sabe o que uma mãe sofre quando uma criança sofre com a doença. “Cada internação que evitamos, com a distribuição gratuita de remédio, é mais qualidade de vida que levamos ao paciente e à família do paciente”, afirmou.

Dilma Rousseff destacou ainda que o programa Saúde Não Tem Preço também distribui gratuitamente remédios para o tratamento da hipertensão e do diabetes. Ela frisou que o fornecimento dos medicamentos para essas duas doenças crônicas possibilita o tratamento de forma correta porque o medicamento é garantido ao paciente sem interrupção. A presidente citou que 16,4 milhões de brasileiros fizeram ou fazem o tratamento de hipertensão, diabetes ou asma pegando o remédio de graça por meio do programa. Para retirar os medicamentos de graça, basta apresentar a identidade dele, o CPF e a receita médica dentro do prazo de validade nas farmácias públicas ou nas conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular.

A presidenta ainda falou sobre o Farmácia Popular, que fornece medicamentos com até 90% de desconto para a população para o tratamento de doenças como o glaucoma e a osteoporose, além de além de anticoncepcional e fraldas geriátricas. E destacou que desde o início do seu governo, cresceu o número de medicamentos distribuídos nos hospitais e nos postos de saúde: passou de 550 para 800. O governo investe R$ 11 bilhões ao ano para fornecer medicamentos à população.

Ela ressaltou a política de produção nacional de medicamentos, com investimentos do governo em pesquisa e fabricação de produtos na área de saúde de última geração. Dilma afirmou que as parcerias firmadas com laboratórios privados para o desenvolvimento de vacinas e remédios proporcionam redução de preços e transferência de tecnologia para o país. Entre as parcerias para a produção de medicamentos, a presidenta destacou a que vai viabilizar a distribuição gratuita da vacina contra o HPV no SUS a 3 milhões de meninas de dez e onze anos a partir do ano que vem.

Fonte: Site Portal da Saúde

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração




Redes Sociais

topo