Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Ministério da Saúde promove mobilização para testagem de hepatites virais


Fonte: BOL
Data de publicação: 30 de julho de 2013

O Ministério da Saúde promove até sábado, 3, em todo o Brasil, mobilização para testagem de hepatites virais, junto com governos de Estados e prefeituras, dentro das atividades que assinalam o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. De acordo com o Portal da Saúde, serão proporcionados exames para as hepatites B e C e vacinação para a B em unidades de saúde e Centros de Testagem e Aconselhamento e de Reabilitação da rede pública em quase todos os Estados.

A expectativa é de efetuar, aproximadamente, de 170 mil verificações neste intervalo. Em agosto de 2011, o ministério iniciou averiguações rápidas para diagnóstico da doença no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2011, foram oferecidos ao público 30 mil exames para as duas formas da enfermidade; em 2012, foi 1,5 milhão.

Até o fim de 2013, a pasta oferecerá 2,4 milhões de testes para os dois tipos. Em confrontação com 2012, houve um acréscimo de 61% no oferecimento de exames pela Saúde. Se confrontado com 2011, o aumento da oferta atingiu 8.000%.

"A ampliação do acesso à população dos testes rápidos e imunização de 95% do público prioritário contra a hepatite B, são prioridades do Ministério da Saúde. O Brasil é o único país em desenvolvimento no mundo a oferecer acesso universal ao diagnóstico e ao tratamento para as hepatites virais por meio do seu sistema público de saúde (SUS)", afirmou o ministro Alexandre Padilha, dizendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu a liderança do País nos atos de enfrentamento às hepatites virais.

"Estamos investindo na ampliação da prevenção e no acesso ao diagnóstico para que possamos enfrentar e conter esta doença silenciosa", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa. Com a frase: "Hepatites Virais: sem perceber, você pode ter", a campanha da pasta foi apresentada neste fim de semana em divulgação nacional.


topo