Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CFF convoca farmacêuticos para Mobilização do Saúde +10


Data de publicação: 12 de julho de 2013

O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – Saúde+10 instituiu na última quinta-feira, dia 10 de Julho, Dia Nacional da Mobilização pela Coleta de Assinaturas para a proposição de Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% da receita bruta da União para a saúde pública brasileira. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) junto com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o Conselho Federal de Farmácia e outros parceiros convocam os municípios de todo o país a arrecadarem assinaturas em favor da saúde pública.

As assinaturas devem ser coletadas em formulário próprio, acessível no site do movimento pelo link http://migre.me/fonhB. Os formulários preenchidos devem ser encaminhados para o Conselho Nacional de Saúde, Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Edifício Anexo, Ala B, 1º Andar, Sala 103B – CEP: 70058-900, Brasília-DF, aos cuidados de Lizandra. O movimento Saúde +10 foi criado há um ano e já colheu 1 milhão e 200 mil assinaturas, mas, para que o projeto de lei - alterando a Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012 - entre na pauta do Congresso Nacional, são necessárias 1 milhão e 500 mil assinaturas.

Os 10% pleiteado pelo Movimento representam um incremento de aproximadamente R$43 bilhões de reais no orçamento da Saúde, totalizando o montante de R$130 bilhões anuais. O dia 10 de julho, além de ser o Dia D de coletas de assinaturas por todo o país, será o dia de lançamento da minuta do Projeto de Lei, elaborada conjuntamente pelo CNS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conasems, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Confederação nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A minuta do PL será apresentada no Congresso Conasems, que está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.


Por que participar
O governo federal vem diminuindo os gastos com a saúde pública. Em 1995, repassou 11,72% da receita corrente bruta da União à saúde pública. Já em 2011, o percentual repassado foi de 7,3%. Em relação à participação no financiamento da saúde, a participação federal também está diminuindo. Em 1980, a união participava com 75%; em 2011, a contribuição foi de apenas 47%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2009, o gasto médio público com percentual do PIB de países da organização foi de 5,5%, o Brasil, tem um gasto de apenas 3,7%.


Fonte: CFF

folder
Registro

Registro

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário




Redes Sociais

topo