Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Ministro Alexandre Padilha recebe representantes da área da Saúde


Data de publicação: 8 de julho de 2013

Representantes das profissões da área da saúde se reuniram, no último dia 03 de julho, com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Ministério da Saúde, em Brasília. Estavam presentes presidentes dos Conselhos, Associações e Federações da Saúde que levaram ao Ministro reivindicações, em especial, às relacionadas ao PL do Ato Médico, e propostas de melhoria da saúde pública no Brasil.

Na oportunidade, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, entregou ao Ministro um documento que reafirma a posição da instituição (CFF) em defesa da universalidade no acesso à saúde pública e solicita apoio para que a Presidente Dilma Rousseff vete o inciso I do artigo 4º do SCD nº 268/2002 (Ato Médico), considerando que a sua abrangência é danosa ao exercício das demais profissões da área da saúde. No texto, que aguarda a sanção presidencial, está definido que a formulação de diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica constituem atividades privativas do médico.

No mesmo documento, o Presidente do CFF solicita que seja mantido o inciso VII, do § 5º, do artigo 4º, que trata das atividades não privativas do médico. O inciso VII preserva o direito aos farmacêuticos na realização de exames citopatológicos e seus respectivos laudos, garantindo à população o acesso a um das principais ações do Sistema único de Saúde (SUS) que é o combate ao câncer de colo uterino. “A população brasileira, em especial as mulheres, precisam do cuidado multiprofissional”, comentou Walter Jorge João, Presidente do CFF.

Fonte: CFF


topo