Curso de Farmácia da UFPR organiza Jornada e homenagens para comemorar o Centenário

Data de publicação: 5 de junho de 2013

Três grandes eventos marcaram o centenário do curso de Farmácia da UFPR de 21 a 25 de maio. Farmácia é um dos seis cursos que começaram a funcionar poucos meses depois da fundação da UFPR, em 1912, e hoje conta com 500 alunos na graduação. Por ano são formados perto de 100 novos profissionais.

A comemoração dos 100 anos aconteceu no do dia 21 de maio, no Auditório Azul do campus Jardim Botânico. A solenidade reuniu 41 ex-professores e funcionários, além dos 84 do quadro atual de servidores que foram homenageados com diplomas. O Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) apoiou o evento e parabenizou o Curso de Farmácia da UFPR pelo seu centenário.

Além da solenidade, o curso promoveu a XII  JOFAR - Jornada Farmacêutica  que contou com 48 palestras sobre a profissão, tendências de mercado, primeiros socorros, perspectivas da manipulação, residência multiprofissional, farmacêutico industrial e a mudança de currículo. Pelo menos 300 pessoas, entre estudantes, profissionais da área e pesquisadores participaram da jornada.

Segundo a organizadora das comemorações, Professora Nilce Nazareno da Fonte, a primeira turma de formandos teve apenas quatro farmacêuticos. Eles concluíram os estudos no final de 1914, porque naquela época eram apenas dois anos de curso. Para a professora, a atuação do farmacêutico vem sendo ampliada e o conhecimento do profissional que a UFPR forma hoje é diferente de cinco ou dez anos atrás. Uma das preocupações é acompanhar a evolução da tecnologia, destacou Profª Nilce.

A solenidade contou com a presença da Presidente do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro, do Vice-Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr Valmir de Santi, da Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no estado do Paraná, Dra. Lia Mello de Almeida, da Coordenadora do Curso de Farmácia da UFPR, Prof. Almeriane Maria Weffort Santos e do Vice-Reitor da UFPR, Prof. Rogério Andrade Molinari. Em seu discurso, Dra. Marisol cumprimentou e parabenizou a todos os professores, alunos, profissionais e colegas presentes, destacando a importância do curso de Farmácia, e da UFPR como Universidade pioneira e centenária.“É uma honra poder participar dessa historia, como ex-aluna e atualmente Farmacêutica do Hospital de Clínicas da UFPR. Fazer parte desse seleto grupo que luta por um Brasil melhor é dignificante. Agradeço aos mestres pelos ensinamentos e conhecimentos transmitidos, que fazem a diferença no dia-a-dia e na formação de todos os profissionais que por aqui passaram”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR com informações da Assessoria de Comunicação do Curso de Farmácia da UFPR