Anvisa suspende cosméticos e alimentos produzidos pela empresa Infan

Data de publicação: 30 de abril de 2013

A Anvisa suspendeu, no dia 24 de abril a fabricação de todos os medicamentos, cosméticos e alimentos produzidos pela empresa Infan – Indústria Química Farmacêutica Nacional. A única exceção é para o medicamento Prostokos (Misoprostol), que continuará sendo produzido.
A distribuição, comércio e uso de todos os lotes de medicamentos, cosméticos e alimentos fabricados pela referida empresa também estão suspensos. Apenas os medicamentos Prostokos, Gamax, Imunoglucan e Sanprost podem continuar sendo distribuídos e comercializados. A determinação é válida em todo território nacional.

A ação é resultado da inspeção realizada neste mês, em conjunto com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária na empresa, que constatou irregularidades no processo de fabricação. Entre os principais problemas, a fiscalização identificou o risco de contaminação e prejuízo para a saúde dos usuários.

Todos os produtos suspensos, com exceção dos especificados acima, devem ser recolhidos do mercado.  A determinação está na resolução RE nº 1476/13.
A suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após divulgação da medida no Diário Oficial.

Fonte: Anvisa