Ministério da Saúde e Anvisa lançam Programa Nacional de Segurança do Paciente

Data de publicação: 15 de abril de 2013

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.
Durante a apresentação do programa, ocorrida no dia 01 de abril de 2013, na sede da OPASBrasil em Brasília-DF, Dr. Dirceu Barbano,Presidente da ANVISA, lembrou que “Esse programa nasce com uma base muito sólida, calcada no trabalho exitoso que vem sendo feito pela Rede Sentinela”. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) é uma das entidades representadas no Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP).
Durante o discurso de lançamento, o Senhor Ministro da Saúde salientou que “os farmacêuticos são fundamentais para a segurança do
Paciente em hospitais”
Dra. Helaine Capucho, Presidente da SBRAFH, colocou a Sociedade à disposição do Ministério para auxiliar na implementação do Programa.
“É um momento histórico para o qual os farmacêuticos hospitalares contribuíram substancialmente. Fico feliz pelos usuário do sistema de saúde no Brasil, pelos profissionais de saúde que lutam por isso todos os dias e, particularmente, como profissional, pois me dediquei ao gerenciamento de riscos e segurança do paciente. Sempre acreditei que este dia iria chegar”, disse, entusiasmada, a Dra. Helaine.