Autoridades subestimam risco de superbactérias
Data de publicação: 12 de abril de 2013
Faltam investimentos em novos antibióticos
Quase três anos após a Anvisa proibir a venda livre de antibióticos, ainda não há números que comprovem que a comercialização diminuiu. Apesar disso, especialistas afirmam que a medida foi acertada. Por outro lado, será preciso fazer mais, de acordo com a médica infectologista aposentada do Hospital de Clínicas da UFPR Maria Terezinha Carneiro Leão, que foi chefe da Coordenação Nacional de Controle de Infecção Hospitalar do Ministério da Saúde em 1990. “Não temos dados sobre o assunto, não sabemos que tipo de superbactéria há em cada hospital nem quantos têm uma comissão de controle de infecções que funcione”, diz.
O fortalecimento da vigilância epidemiológica é uma das bandeiras da médica, junto com outras ações básicas, como a assepsia dos profissionais e de equipamentos e o isolamento de pacientes infectados e de ambulâncias. Isso porque, se depender da indústria, não será possível contar com a ajuda de novos medicamentos para combater as infecções, de acordo com a Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), Dra. Marisol Dominguez Muro. “As bactérias sofrem mutação muito rapidamente e logo os medicamentos perdem a eficácia. Por isso, não é interessante investir nessa área. Ou seja, se não investirmos no controle, vamos perder a guerra”.
O diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Marcos Antonio Cyrillo, dá um exemplo preocupante: em 2008, nenhum antibiótico foi lançado pela indústria, e desde 2009 são lançados no máximo dois por ano, enquanto para hipertensão e câncer há centenas de lançamentos e pesquisas. “A indústria gasta cerca de 1 bilhão e mais de dez anos para desenvolver um antibiótico. Se as pessoas usam de forma indiscriminada, em um ano já se cria resistência ao medicamento”. A recomendação é prevenir, pois pode ser que em breve se torne impossível remediar.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
[LIVE] Cuidando da saúde do homem: o papel do farmacêutico na prevenção e orientação sobre o câncer de próstata
28 de novembro de 2024
Curso - Prescrição Farmacêutica de Contraceptivos Hormonais | Curitiba/PR
2 de dezembro de 2024
[PRESENCIAL] V SIMPÓSIO PARANAENSE DE DISPOSITIVOS MÉDICOS | CURITIBA/PR
3 de dezembro de 2024
Curso Cuidado Farmacêutico no Serviço de Administração de Medicamentos Injetáveis em Loanda/PR
6 de dezembro de 2024