Paraná alcança 100 mil assinaturas em favor do Movimento Saúde +10

Data de publicação: 11 de abril de 2013

Com a primeira contagem oficial realizada na última quarta-feira 10 dea abril, em Brasília, o Paraná alcançou o número de 100 mil assinaturas em favor do Movimento Saúde +10, superando a meta do Estado. O movimento precisa de 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil para constituir uma emenda de iniciativa popular que resultará em um projeto de lei determinando a aplicação de pelo menos 10% das receitas brutas da União em saúde.

Estima-se que com a efetivação do projeto de lei os investimentos do governo federal na área da Saúde aumentariam em no mínimo R$ 30 bilhões. Hoje, estados e municípios já têm percentuais fixos para investimento, 12% e 15% de suas receitas, respectivamente.

“A iniciativa reafirma a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), que é de todos os brasileiros e precisa de mais investimentos”, explica a enfermeira Maria Goretti David Lopes, que representou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, no ato público em Brasília. Além dela, três representantes do Conselho Estadual de Saúde também participaram da mobilização na capital federal.

O Conselho Nacional de Saúde, entidade que lidera a Frente Nacional por mais Recursos para a Saúde, estima já ter recolhido mais de 1 milhão de assinaturas. No Paraná, o Movimento Saúde + 10 foi encampado por conselhos profissionais, secretarias de saúde e movimentos populares que não necessariamente estão ligados à saúde.

O Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) apoia integralmente o Movimento, coletando assinaturas através de formulários que estão sendo disponibilizados na sede do CRF-PR em Curitiba e nas Seccionais de Ponta Grosa, Cascavel, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão. O Movimento também está sendo divulgado através do site do CRF-PR e boletins informativos  enviados à profissionais farmacêuticos de todo o Paraná.

Adesão – Mesmo com o cumprimento da meta inicialmente estipulada, a coleta de assinaturas no Paraná continua. Em Curitiba, pode-se assinar o documento na sede da Secretaria de Estado da Saúde, na Rua Piquiri, 170, no bairro Rebouças. O documento também está disponível na 2ª Regional de Saúde Metropolitana, na Rua Barão do Rio Branco esquina com a Rua André de Barros, no centro. No interior, a coleta de assinaturas é feita pelos municípios e pelas regionais de saúde. Quem já aderiu ao movimento e quiser coletar assinaturas por conta própria em instituições, condomínios e outros locais, pode ter acesso ao formulário de assinaturas que está disponível no http://www.sesa.pr.gov.br/arquivos/File/formulariosaudemaisdez.pdf

As assinaturas validadas devem ser enviadas para a secretaria municipal de saúde ou para o conselho municipal de saúde onde as assinaturas foram coletadas. As listas serão encaminhadas para a Secretaria Estadual da Saúde através das 22 Regionais. O Conselho Estadual de Saúde, a Secretaria da Saúde e o Cosems/PR encaminharão as listas ao Conass, em Brasília, para se somar às demais listas do país. Para que cada assinatura tenha validade é obrigatório informar o título de eleitor, zona e seção eleitoral.

Passeata Virtual – A Secretaria da Saúde também contribui com a passeata virtual em apoio ao Movimento Saúde + 10. Para participar envie uma foto da sua equipe regional, (ou com seus amigos) fazendo o gesto do Saúde + 10 (mostrando as duas mãos) para o email
[email protected]. Não se esqueça de colocar o seu nome (e dos seus amigos) no email, para que seja divulgada a imagem no facebook do Movimento Saúde +10 e da Secretaria da Saúde. Participe da campanha e mostre para seus amigos que você defende um SUS Público, Universal e Integral!

Mais informações clique aqui

Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações do site SESA-PR