Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Paraná alcança 100 mil assinaturas em favor do Movimento Saúde +10


Data de publicação: 11 de abril de 2013

Com a primeira contagem oficial realizada na última quarta-feira 10 dea abril, em Brasília, o Paraná alcançou o número de 100 mil assinaturas em favor do Movimento Saúde +10, superando a meta do Estado. O movimento precisa de 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil para constituir uma emenda de iniciativa popular que resultará em um projeto de lei determinando a aplicação de pelo menos 10% das receitas brutas da União em saúde.

Estima-se que com a efetivação do projeto de lei os investimentos do governo federal na área da Saúde aumentariam em no mínimo R$ 30 bilhões. Hoje, estados e municípios já têm percentuais fixos para investimento, 12% e 15% de suas receitas, respectivamente.

“A iniciativa reafirma a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), que é de todos os brasileiros e precisa de mais investimentos”, explica a enfermeira Maria Goretti David Lopes, que representou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, no ato público em Brasília. Além dela, três representantes do Conselho Estadual de Saúde também participaram da mobilização na capital federal.

O Conselho Nacional de Saúde, entidade que lidera a Frente Nacional por mais Recursos para a Saúde, estima já ter recolhido mais de 1 milhão de assinaturas. No Paraná, o Movimento Saúde + 10 foi encampado por conselhos profissionais, secretarias de saúde e movimentos populares que não necessariamente estão ligados à saúde.

O Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) apoia integralmente o Movimento, coletando assinaturas através de formulários que estão sendo disponibilizados na sede do CRF-PR em Curitiba e nas Seccionais de Ponta Grosa, Cascavel, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão. O Movimento também está sendo divulgado através do site do CRF-PR e boletins informativos  enviados à profissionais farmacêuticos de todo o Paraná.

Adesão – Mesmo com o cumprimento da meta inicialmente estipulada, a coleta de assinaturas no Paraná continua. Em Curitiba, pode-se assinar o documento na sede da Secretaria de Estado da Saúde, na Rua Piquiri, 170, no bairro Rebouças. O documento também está disponível na 2ª Regional de Saúde Metropolitana, na Rua Barão do Rio Branco esquina com a Rua André de Barros, no centro. No interior, a coleta de assinaturas é feita pelos municípios e pelas regionais de saúde. Quem já aderiu ao movimento e quiser coletar assinaturas por conta própria em instituições, condomínios e outros locais, pode ter acesso ao formulário de assinaturas que está disponível no http://www.sesa.pr.gov.br/arquivos/File/formulariosaudemaisdez.pdf

As assinaturas validadas devem ser enviadas para a secretaria municipal de saúde ou para o conselho municipal de saúde onde as assinaturas foram coletadas. As listas serão encaminhadas para a Secretaria Estadual da Saúde através das 22 Regionais. O Conselho Estadual de Saúde, a Secretaria da Saúde e o Cosems/PR encaminharão as listas ao Conass, em Brasília, para se somar às demais listas do país. Para que cada assinatura tenha validade é obrigatório informar o título de eleitor, zona e seção eleitoral.

Passeata Virtual – A Secretaria da Saúde também contribui com a passeata virtual em apoio ao Movimento Saúde + 10. Para participar envie uma foto da sua equipe regional, (ou com seus amigos) fazendo o gesto do Saúde + 10 (mostrando as duas mãos) para o email
[email protected]. Não se esqueça de colocar o seu nome (e dos seus amigos) no email, para que seja divulgada a imagem no facebook do Movimento Saúde +10 e da Secretaria da Saúde. Participe da campanha e mostre para seus amigos que você defende um SUS Público, Universal e Integral!

Mais informações clique aqui

Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações do site SESA-PR


topo