Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Dia Mundial da Saúde: OMS alerta para importância do controle da hipertensão


Data de publicação: 8 de abril de 2013

Dia 07 de maio é considerado o “Dia Mundial da Saúde”, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a importância do controle da pressão arterial. De acordo com o órgão, a chamada hipertensão (pressão alta) constitui um problema de saúde pública, já que contribui para a maioria dos casos de doença cardiovascular, derrame, falência dos rins, invalidez e morte prematura.

Dados da organização indicam que mais de uma em cada três pessoas têm pressão alta. Em 2008, 40% dos adultos no mundo com 25 anos ou mais sofriam de hipertensão. No mesmo ano, 17,3 milhões de pessoas morreram apenas em razão de doenças cardiovasculares. Cerca de 80% dos óbitos provocados por doenças não-transmissíveis são registrados em países de baixa e média renda. “Muitas pessoas não sabem que têm pressão alta porque a hipertensão nem sempre apresenta sintomas. Como resultado, ela contribui para mais de 9 milhões de mortes registradas todos os anos, incluindo metade dos óbitos provocados por doenças cardiovasculares e derrames.”

A OMS lembrou que a hipertensão é um quadro prevenível e tratável e cobrou a união de esforços de governos, profissionais de saúde, sociedade civil e setor privado, para reduzir o impacto do problema no mundo.
A orientação é que a população combata o risco de desenvolver pressão alta por meio de ações como reduzir a ingestão de sal; comer de forma balanceada; evitar o consumo nocivo do álcool; praticar atividade física; e evitar o fumo.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) sempre preocupado com a saúde e o bem-estar da população vem anualmente promovendo ações em todo o Paraná. Essas ações incluem atividades que além do repasse de informações, esclarecimento sobre o uso correto de medicamentos e medidas de prevenção e promoção da saúde, tratam de atividades que  visam principalmente os  cuidados que devem ser adotados com pacientes com hipertensão. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) apoia as ações e ressalta a importância do  papel do Farmacêutico pelos serviços prestados à população, como Profissional do medicamento, sendo um dos profissionais mais confiáveis, acessíveis e requisitados, sendo de extrema importância para a promoção da saúde pública.


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações da Agência Brasil de Notícias

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF




Redes Sociais

topo