Farmacêutica Paranaense recebe Prêmio Jayme Torres

Data de publicação: 29 de janeiro de 2013

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, no dia 17 de janeiro, no Hotel Nacional, em Brasília, a solenidade de outorga da Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional e a entrega do Prêmio Jayme Torres de Farmácia 2012. Em seu pronunciamento, na abertura da solenidade, Walter Jorge João, Presidente do CFF, lembrou as conquistas alcançadas pela categoria e destacou que os desafios são muitos. “É importante lembrar a luta que temos travado no Congresso Nacional pela aprovação de projetos de lei, como a redução da jornada de trabalho para não mais que 30 horas, o estabelecimento de um piso salarial em âmbito nacional e a inserção efetiva do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS). São grandes os desafios, mas o entusiasmo que vejo nos olhos de cada farmacêutico me revigora e incentiva”, disse. A solenidade também contou com a presença da Presidente do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro e do Diretor Tesoureiro, Dr. Arnaldo Zubioli.

A medalha da Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional foi concedida aos Conselheiros Federais: Rossana Santos Freitas Spiguel (AC); Karla Regina Lopes Elias (AM); José Jeová Freitas Marques (AP); Mario Martinelli Junior (BA); Lúcia de Fátima Sales Costa (CE); Marília Coelho Cunha (DF); Gedayas Medeiros Pedro (ES); Mary Jane Limeira de Oliveira (MA); Luciano Martins Rena (MG); Ricardo Ferreira Nantes (MS); Walter da Silva Jorge João (PA); Ana Paula de Almeida Queiroz (RJ); Erlandson Uchoa Lacerda (RR); Josué Schostack (RS); e Marcelo Polacow Bisson (SP).

De acordo com a Resolução nº 427, do CFF, que dispõe sobre a criação da Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional, a honraria é concedida aos farmacêuticos, autoridades, instituições e corporações civis ou militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado notáveis serviços, de repercussão internacional, em sua área de atuação, no âmbito de estudos e da pesquisa na área farmacêutica.

PRÊMIO JAYME TORRES – A solenidade em comemoração ao Dia do Farmacêutico, realizada pelo CFF, também foi marcada pela entrega do Prêmio Jayme Torres que, em 2012, teve como tema a Farmácia Hospitalar.
O artigo “Impacto da atuação clínica do farmacêutico hospitalar no uso de antimicrobianos em uma unidade de terapia intensiva cardíaca pediátrica”, assinado por Marinei Campos Ricieri (PR), foi o vencedor do Prêmio Jayme Torres 2012, na Categoria Farmacêutico. O trabalho classificado em segundo lugar, com o título “Atenção farmacêutica a pacientes transplantados em um hospital universitário: intervenções farmacêuticas realizadas” - foi assinado por Bruna Cristina Cardoso Martins (CE).

Na Categoria “Estudante de Farmácia”, o vencedor foi o artigo “A importância da atuação permanente do farmacêutico na equipe multidisciplinar da UTI em benefício da saúde do paciente e redução de custos para um hospital, no Município de Imperatriz (MA)”, assinado por Brenner Castro Silva (MA).